MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

#03 Atividades de Contar até 5 Para Educação Infantil e 1º ano EF | MATEMÁTICA

Atividades de matemática para Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental sobre Contar até 5

A matemática é uma disciplina fundamental no aprendizado das crianças, especialmente nos primeiros anos escolares. Nessa fase, é importante estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas, como contar até 5. Pensando nisso, preparamos uma série de atividades de matemática para Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, focadas no aprendizado de contar até 5. Essas atividades são ideais para professores, pais de alunos, auxiliares de creches e educadores que desejam oferecer um ensino divertido e efetivo às crianças.

Baixar Atividade

Para facilitar o acesso a essas atividades, disponibilizamos um arquivo PDF com todas as atividades prontas para serem baixadas. Através desse link, você poderá acessar e fazer o download do arquivo:

BAIXAR ATIVIDADE

PACOTE DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Sobre as Atividades

Vamos conhecer o PDF com atividades para ajudar as crianças na Educação Infantil a aprenderem a contar até 5. Ele é ideal para professores que desejam integrar habilidades de contagem e reconhecimento de números em suas aulas.

Na primeira atividade, as crianças vão cobrir o tracejado de cada número. Por exemplo, a primeira tarefa é cobrir o número 1, seguindo o tracejado, e depois, escrever o número 1 por conta própria. Esta atividade é fundamental para desenvolver a habilidade motora e a familiaridade com a forma dos números. O professor deve incentivar os alunos a seguir o traçado com calma, garantindo que compreendam a formação correta de cada número.

Na primeira atividade, as crianças vão cobrir o tracejado de cada número. Por exemplo, a primeira tarefa é cobrir o número 1, seguindo o tracejado, e depois, escrever o número 1 por conta própria. Esta atividade é fundamental para desenvolver a habilidade motora e a familiaridade com a forma dos números. O professor deve incentivar os alunos a seguir o traçado com calma, garantindo que compreendam a formação correta de cada número.

(Acesse o MATERIAL COMPLETO para saber mais)

Na segunda atividade, os alunos devem sublinhar o número e ligá-lo ao desenho correspondente. Por exemplo, ao ver uma árvore com o número 4 em seu tronco, a criança deve desenhar 4 maçãs na copa da árvore. Este exercício ajuda a reforçar a associação entre o número e a quantidade, promovendo a compreensão visual e a correspondência numérica. O professor pode circular pela sala, auxiliando os alunos na contagem das maçãs e incentivando-os a verificar se estão fazendo corretamente.

(Acesse o MATERIAL COMPLETO para saber mais)

Para a terceira atividade, os alunos devem contar a quantidade de frutas e escrever o número correspondente. Por exemplo, eles devem contar quantos cocos estão presentes e, em seguida, escrever essa quantidade no quadrado à direita. Esta atividade trabalha a habilidade de contagem e a transcrição da quantidade em forma numérica. O professor deve orientar os alunos a contar cada fruta cuidadosamente e verificar se escreveram o número correto no local indicado.

(Acesse o MATERIAL COMPLETO para saber mais)

Na quarta atividade, as crianças vão contar os dedos erguidos em uma mão e escrever o número correspondente, fazendo uma linha até o número indicado. Por exemplo, se a primeira mão tem apenas 1 dedo levantado, o aluno deve escrever o número 1 no círculo ao lado e traçar uma linha até o número 1 na coluna direita. Este exercício reforça a correspondência entre quantidade visual e numeral, além de ajudar na coordenação motora fina. O professor deve encorajar os alunos a contar os dedos com atenção e garantir que a linha tracejada seja precisa.

(Acesse o MATERIAL COMPLETO para saber mais)

Na quinta atividade, os alunos vão contar a quantidade de elementos em cada grupo e escrever o número correspondente ao lado. Por exemplo, se o primeiro grupo contém 4 elementos, a criança deve contar esses elementos e escrever o número 4 ao lado do grupo. Esta atividade consolida a habilidade de contagem e a transcrição numérica, garantindo que as crianças estejam confortáveis com a identificação de quantidades. O professor pode promover uma revisão conjunta após a atividade, verificando as respostas e reforçando a importância de contar com precisão.

Essas atividades não só ajudam as crianças a aprender a contar até 5, mas também desenvolvem habilidades motoras finas, reconhecimento numérico e a capacidade de correspondência entre quantidade e numeral. Ao aplicar essas atividades, o professor deve criar um ambiente de aprendizado positivo, encorajando os alunos a se envolverem ativamente e elogiando seus esforços.

Mais Atividades

Além dessas atividades específicas sobre contar até 5, temos disponível um pacote completo de atividades para alfabetizar. Esse pacote é indicado para todos os profissionais da educação que desejam enriquecer suas aulas e oferecer uma aprendizagem mais completa aos alunos. Para conhecer e adquirir esse pacote de atividades, acesse o link:

PACOTE DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAR

Estratégias de Ensino sobre Atividades de matemática para Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental sobre Contar até 5

Para promover uma aula efetiva e engajadora sobre atividades de matemática para contar até 5, é importante utilizar algumas estratégias de ensino. Aqui estão algumas sugestões:

1. Utilize materiais concretos, como blocos de construção ou peças de jogo, para que as crianças possam visualizar e manipular os números até 5.

2. Encoraje o uso de dedos para contar até 5, associando cada dedo a um número.

3. Crie jogos educativos, como cartelas de bingo ou quebra-cabeças, que envolvam a contagem de objetos até 5.

4. Faça atividades em grupo, como contar os alunos da sala e representar os números de 1 a 5 com o próprio corpo.

5. Utilize músicas e rimas para auxiliar na memorização dos números e facilitar a aprendizagem.

Plano de Aula sobre Atividades de matemática para Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental sobre Contar até 5

Objetivo

O objetivo deste plano de aula é proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades matemáticas básicas, incluindo a contagem de objetos até 5.

Metodologia

– Inicie a aula fazendo uma roda de conversa sobre os números de 1 a 5. Verifique o conhecimento prévio dos alunos e explique a importância da contagem na vida cotidiana.

– Utilize materiais concretos, como blocos de montar, para que as crianças possam visualizar e manipular os números até 5. Peça para elas contarem e agruparem os blocos de acordo com o número solicitado.

– Faça atividades lúdicas, como jogos de memória ou quebra-cabeças, que envolvam a contagem de objetos até 5.

– Incentive o uso de dedos para contar até 5, associando cada dedo a um número.

– Crie cartelas de bingo com números até 5 e divida a turma em grupos para jogar. O aluno que preencher a cartela primeiro ganha o jogo.

– Encerre a aula com uma rodinha de conversa, reforçando os conceitos aprendidos e solicitando que os alunos compartilhem suas experiências na contagem até 5.

Aprofunde Seus Conhecimentos

Se você está interessado em aprofundar seus conhecimentos na área da educação, especialmente no ensino de matemática para Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, temos alguns cursos que podem te ajudar:

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Conhecendo as 10 Competências da BNCC – 80 Horas

Esses cursos oferecem um conteúdo completo e atualizado, ministrado por profissionais qualificados. Ao concluir o curso, você receberá um certificado que poderá ser utilizado como prova de títulos, horas complementares, destaque profissional e valorização do currículo. Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades e se destacar na área da educação. Para conhecer todos os cursos da área da educação, acesse:

CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário