Simulado sobre Atualidades – História

Simulado de História

Concurso Professor

  • Em relação ao modelo de parcerias público-privadas, julgue o próximo item. O governo federal concentra a maior parte das parcerias público-privadas no Brasil.

( )Certo

  • Acerca do assunto abordado, julgue o item. Além do encontro entre os governantes de países do bloco, ocorreram também eventos paralelos à cúpula, com a participação de países latino‐americanos.

( )Certo

  • Acerca do assunto abordado, julgue o item. A entrada da África do Sul (o “S” do Brics) foi tardia em relação aos demais países, os quais são os fundadores do bloco.

( )Certo

  • Acerca do assunto abordado, julgue o item. Os atuais mandatários dos países do grupo adotam a mesma linha ideológica, com plena concordância em questões que envolvem a política internacional.

( )Certo

  • Acerca do assunto abordado, julgue o item. Em todos os países do grupo, estão em vigência modelos democráticos, com sistemas multipartidários e realização frequente de eleições livres.

( )Certo

  • Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue o item que se segue. Os procedimentos da história serial não são aplicáveis a fenômenos culturais, uma vez que pressupõem formas de objetivação incompatíveis com a natureza desses fenômenos.

( )Certo

  • Julgue o item seguinte, referente a narrativas patrimoniais e representações. A memória preservada pelo patrimônio histórico é mais significativa para o grupo que convive em seu entorno do que para aqueles que vivem mais distantes dele.

( )Certo

  • Julgue o item seguinte, referente a narrativas patrimoniais e representações. O patrimônio histórico é fundamental para resguardar a memória que, em determinado momento, tenha sido importante para a sociedade.

( )Certo

  • Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue o próximo item. A preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural no Brasil teve o seu impulso oficial na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.

( )Certo

  • Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue o próximo item. No Brasil, a preservação de bens culturais inicialmente aconteceu de forma segmentada, com a criação de várias instituições destinadas à proteção do patrimônio histórico e cultural.

( )Certo

  • Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue o próximo item. A partir da criação do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, o IPHAN ampliou sua área de atuação e passou a conjugar patrimônio material e imaterial.

( )Certo

Gabarito

1- E         6- E

2-E         7-C

3-C         8-C

4-E         9-E

5-E         10-C

Confira mais materiais atualizados no link: https://www.facebook.com/groups/materiaisconcursoprofessor/

Deixe um comentário

dez + três =