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Simulado 4 Concurso Professor De História

 

 

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Simulado 4 Concurso  Professor De História

1-Alguns estados tornaram-se centro do poder político, econômico e militar mundial do período pós Segunda Guerra Mundial. Em torno deles, outros países assumiram o papel de figurantes ou até mesmo de vítimas. Um dos protagonistas foram os Estados Unidos. A União Soviética, a outra potência militar, assumiu a condição de contraponto, exercendo também um papel de centro aglutinador de aliados fora da esfera de influência norte-americana. O período pós-Segunda Guerra Mundial é conhecido como Guerra Fria. Acerca desse contexto
histórico (antes, durante e depois), assinale a alternativa correta. VICENTINO, Cláudio;DORIGO, Gian Paolo. História geral e do Brasil, Editora Scipione, p. 691 (com adaptações).
(A) Os Estados Unidos e a União Soviética terminaram a Segunda Guerra Mundial como inimigos, desenvolvendo-se assim as raízes da Guerra Fria, em termos políticos, ideológicos e militares, no qual as demais nações se posicionariam de um dos lados.
(B) O apoio da União Soviética aos países do Eixo foi determinante para se configurar as diferenças ideológicas entre as duas potências da época.
(C) Com o objetivo de combater o comunismo e a influência soviética, o presidente estadunidense, Harry Truman, proferiu um discurso no qual afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação.
(D) Em 1947, o secretário de Estado George Marshall lançou o Plano Marshall, programa de investimentos de recuperação econômica para os países europeus em crise após a guerra. Esse
oferecimento estendeu-se e foi aceito por todos os países da Europa, tanto Ocidental como Oriental.
(E) A Crise dos Mísseis Cubanos, em 1961, foi um dos momentos mais agudos do período da Guerra Fria. Nesse episódio, a União Soviética descobriu mísseis estadunidenses apontados para a Ilha de Cuba, promovendo um bloqueio continental e anunciando um ataque caso os Estados Unidos não desativassem seu poderio bélico.

2-A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual, mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência e não tentava ampliá-la com o uso de força militar. Os Estados Unidos exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.
HOBSBAW, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2.ed. Editora Companhia da Letras, 2008. p. 224. Considerando do texto apresentado e tendo como base as repercussões geopolíticas da Guerra Fria, assinale a
alternativa correta.
(A) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), criada em 1949, constituiu-se em uma aliança econômica com o intuito de bloquear os avanços soviéticos na Europa Ocidental.
(B) O Pacto de Varsóvia, engendrado pela União Soviética em 1955, surgiu em represália à Otan e tinha como único objetivo proteger os países socialistas da Europa contra possíveis ataques do
mundo capitalista.
(C) Em 1961, foi construído o Muro de Berlim que separou fisicamente a Alemanha em duas porções (Ocidental e Oriental). Essa edificação tornou-se um símbolo ideológico da divisão da Alemanha e da Guerra Fria.
(D) A Cortina de Ferro, expressão cunhada por Winston Churchill para se referir ao Oeste Europeu, foi contemplada pela União Soviética com recursos econômicos por intermédio da
COMECON.
(E) À época, a teoria do equilíbrio do terror foi justificada pela improbabilidade de uma guerra de fato, em face da elevada belicosidade nuclear das duas superpotências.

3-O Consenso de Washington representou um conjunto de medidas neoliberais que deveriam ser executadas pelos países latino-americanos. Entre essas medidas, podem-se citar: disciplina fiscal, processo de privatização de empresas estatais, abertura comercial e
desregulamentação das leis trabalhistas. A concessão de
empréstimos e financiamentos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird) estavam vinculados à adoção do receituário neoliberal. A esse respeito, assinale a alternativa que indica o primeiro presidente a adotar o neoliberalismo no País.
(A) José Sarney.
(B) Fernando Collor de Mello.
(C) Itamar Franco.
(D) Fernando Henrique Cardoso.
(E) Luiz Inácio Lula da Silva.

4-A História, ajudando a explicar a realidade, pode ajudar ao mesmo tempo a transformá-la. A História, como as outras formas de conhecimento da realidade, está sempre se constituindo: o conhecimento que ela produz nunca é perfeito ou acabado. Historiadores, filósofos, sociólogos e politicólogos estão sempre debatendo sobre isso. BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. Ed. Brasiliense (com adaptações). Com base na análise desse texto, assinale a alternativa correta.
(A) A construção da História deve-se essencialmente ao processo de os fatos acontecerem, não importando o momento e o local.
(B) A História é resultado do local e do momento em que os fatos acontecem, pois a historiografia afirma que a História não se repete.
(C) A História somente depende do local onde ela ocorre, pois o tempo é apenas uma forma de orientação temporal, sem interferência no motivo dos fatos históricos.
(D) A História é resultado do tempo em que os fatos acontecem, sendo o local apenas o palco para a ocorrência dos fatos, sem importância no processo de desenvolvimento histórico de uma civilização.
(E) O tempo unido ao local em que o fato ocorre é determinante para acontecer a história e a determinação do processo de evolução social, política e econômica de uma civilizaçao.

5-A historiografia brasileira é recente em sua evolução. Vários são os pensadores que influenciaram nas transformações que deram mais consistência ao processo
evolutivo dessa ciência. De acordo com a historiografia brasileira, assinale a alternativa que indica o principal pensador a influenciar nas transformações atuais ocorridas.
(A) Francisco Iglesias, pensador brasileiro.
(B) Roland Mousnier, pensador inglês
(C) Jacques Le Goff, pensador francês.
(D) Karl Marx, pensador alemão.
(E) Michel Foucault, pensador francês.

6-A presença do cristianismo e da institucionalização da Igreja não significou o desaparecimento de todas as práticas religiosas pagãs. Com efeito, são mais ou menos constantes as queixas de bispos e dos clérigos sobre a manutenção das práticas pagãs. Acerca do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
(A) A instituição a que o texto se refere foi erguida no período medieval a partir do fortalecimento da Igreja Católica Apostólica Romana.
(B) O Clero Regular era integrado aos homens e à sociedade. Era composto pelos bispos, pelos arcebispos e pelos padres.
(C) O Clero Secular era composto por monges, por frades, por freis, por freiras e por frades, sendo dedicado à meditação e as pesquisas de assuntos religiosos.
(D) O monasticismo era o ato de cristãos se isolarem para encontrar uma vida de desprendimento e isolamento das questões mundanas.
(E) Existiam os padres copistas que eram
responsáveis por copiar as Sagradas Escrituras e os textos clássicos greco-romanos.

7-A historiografia, como a historia, parece se repetir – com variações. Muito antes do nosso tempo, na época do Iluminismo, já se tratava a hipótese de que a história escrita deveria ser uma narrativa dos acontecimentos. BURKE, Peter. A escrita da história – novas perspectivas. Editora Unesp, 1992. p. 327. A respeito do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
(A) A história dos acontecimentos associa-se à ideia de que o historiado deve narrar os acontecimentos, sem a necessidade de analisar as suas estruturas.
(B) A história escrita, inclusive a história estrutural, assume a condição de história narrativa, uma consequência dos primeiros passos da história como ciência na Grécia Antiga com, por exemplo, Tucídides.
(C) A complexidade do estudo da história a afasta de todas as outras ciências como forma de neutralizá-la e impedir que sofra alterações em suas estruturas.
(D) Infere-se do texto que a história não se repete, pois os fatos são progressivos e estão sempre em fase de evolução.
(E) Os historiadores que se associam aos Annales não concordam com a teoria defendida pelo texto de que a história se repete.
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8-Desde muito cedo que os escritores e
historiadores costumam privilegiar a história da cidade de Atenas em relação à das outras cidades gregas. Muitas vezes, a própria história do povo grego se confunde com a desta cidade. Não sendo senão uma entre as muitas cidades do mundo grego, Atenas é, contudo, aquela em que o gênio grego mais fortemente se fez sentir e, igualmente, aquela de que temos mais testemunhos escritos e arqueológicos. FERREIRA, Maria Teresa; RODRIGUES, Miguel. História. Perspectivas & realidades. Lisboa. p. 84.
Com relação ao texto apresentado, assinale a alternativa correta.
(A) O período histórico retratado pelo texto referese ao processo de centralização política de toda a Grécia com capital em Atenas.
(B) A cidade-estado descrita pelo texto destacou-se por ter desenvolvido um sistema de produção agrícola subsistente que manteve estável a sua política e a sua sociedade.(C) A democracia desenvolvida pelo aristocrata Clístenes em Atenas tinha como princípio a participação de todas as classes da política da cidade-estado, mas o objetivo implícito era o de garantir benefícios para a aristocracia por meio da demagogia.
(D) O período político mais conflituoso da sociedade ateniense foi o da tirania, quando os então governantes não foram capazes de estruturar uma política de benefícios às classes sociais de Atenas.
(E) Não há fonte histórica suficiente para descrever a evolução política ateniense, o que leva os historiadores a se prenderem a fontes orais e mitológicas para a compreensao da sua historia
9-Em 410, Alarico, rei dos Visigodos, entra como vencedor na cidade de Roma, que ele entrega à pilhagem de seus guerreiros. Em 800, Carlos, rei dos Francos, entra em Roma, acolhido pelo papa para aí ser coroado imperador. Como foi possível que no espaço de quatro séculos o Bárbaro germânico, originalmente invasor brutal, se haja transformado em restaurador do Império
Romano? Por que razões os mesmos povos que no século V fazem desaparecer o Império, vão ver, no século IX, um deles tentar fazer renascer uma construção política extinta? BALARD, Michel; GENET, Jean-Philippe; ROUCHE, Michel. A idade média no Ocidente – dos bárbaros ao renascimento. 1a ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990. Acerca desse texto, assinale a alternativa correta.
(A) Os conflitos territoriais ocorridos no século V a que o texto se refere foram determinantes para a queda definitiva do Império Romano e a estruturação em reinos bárbaros erguidos principalmente no Oriente do antigo Império.(B) O Reino dos Francos foi formado a partir de disputas lideradas por seu primeiro rei, Clóvis, contra outras civilizações germanas e por expansão diplomática diante das tribos que ocupavam a região da Gália, onde se estabeleceu o reino.
(C) O prefeito do paço, Carlos Martel, destacou-se ao impedir o avanço dos mouros, que já ocupavam a Península Ibérica como resultado do expansionismo árabe sobre o Reino dos Francos.
(D) O prefeito do paço, Pepino – o Breve, tinha como um de seus principais objetivos assumir o trono dos francos e estabelecer uma política de expansionismo territorial, o que garantiu, após ele ascender ao trono, a formação do Império Carolíngio.
(E) O Tratado de Verdun assinado durante o Império Carolíngio definiu as medidas necessárias para a formação do sistema feudal diante das prováveis invasões de húngaros e árabes diante do fragilizado Império.

10-A teoria da evolução é aceita entre cientistas e contestada por alguns grupos religiosos que defendem o princípio criacionista, pelo qual os seres humanos
descendem de Adão e Eva, conforme o relato bíblico. NEVES, W. A.; PILÓ, L. B. O povo de Luzia: em busca dos primeiros americanos. Quanto ao texto apresentado, assinale a correta.
(A) A teoria da evolução refere-se a pesquisas de caráter científico, o que torna o princípio criacionista inadmissível para a análise histórica dos fatos.
(B) Infere-se do texto que o processo de evolução do homem está associado aos mesmos princípios tanto cientificamente quanto mitologicamente.
(C) As fontes históricas de pesquisa podem ser voltadas tanto para explicações científicas, mesmo quando pautadas em hipóteses, quanto
para tradições, religiões e mitologias de uma sociedade.
(D) A teoria da evolução relata fatos comprovados cientificamente para a explicação das características do homem contemporâneo.
(E) A explicação religiosa para a evolução do homem foge do contexto científico apenas na forma de escrever as palavras e expressões, que são metaforicamente equivalentes às definições científicas
Gabarito

1-C
2-E
3-B
4-E
5-E
6-D
7-B
8-C
9-C
10-C

 

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