Para Baixar Em Pdf:
Simulado 1 Concurso Professor De História
1-A Didática de forma geral estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para
qualquer tipo de aluno. Ela nos dar uma visão geral da atividade docente. No campo da didática, o ensino se caracteriza como:
a) Um processo onde informações são sistematizadas de forma intencional.
b) Um processo que não precisa de objetivos definidos para acontecer.
c) Um processo não formal de educação.
d) Um processo não intencional que prioriza a aprendizagem.
2-De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, a educação básica estará organizada, EXCETO:
a) Séries anuais.
b) Períodos semestrais.
c) Períodos de alternância.
d) Ensino Subsequente
3-O art. 8º da LDB 9394/96 ao tratar do financiamento da Educação Básica (FUNDEB) determina que os recursos sejam
distribuídos:
a) Considerando o quantitativo dos profissionais da educação.
b) Proporcionalmente ao número de alunos de cada município, tanto da rede pública como particular.
c) Preferencialmente aos alunos da rede pública e facultativamente aos da rede privada.
d) Proporcionalmente ao quantitativo de alunos matriculados nas redes de educação básica pública presencial.
4-Numa perspectiva de educação transformadora o projeto político pedagógico se constitui:
a) Num processo de organização do trabalho Pedagógico da escola de forma global que precisa ser continuamente
redimensionado.
b) Num processo gerencial, onde o estudante é o cliente e tem direito ao ensino de qualidade.
c) No cumprimento de determinações legais e normativas do sistema educativo.
d) Num processo que priva pela qualidade total da educação, pautando-se no processo e não no produto.
5-Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção
defendida por Paulo Freire foi a pedagogia.
a) tradicional
b) libertadora
c) histórico-crítica
d) escola nova
6-Numa avaliação mediadora o docente:
a) Evita falar sobre o erro do aluno, pois poderá criar uma situação de constrangimento.
b) O erro se reduz ao número de acertos e serve como referência do que o aluno aprendeu.
c) O erro é visto como um momento de construção e deve ser considerado e trabalhado em sala de aula.
d) O docente determina o que irá avaliar a partir do que ensinou.
7-Entre as atribuições da escola, a LDB 9394/96 aponta:
I. Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
II. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aulas.
III. Informar aos pais e responsáveis sobre a frequência do aluno.
IV. Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento
Analisando os itens acima podemos concluir que:
a) Apenas I e II estão corretos
b) Todos estão corretos
c) Apenas I, II e III estão corretos.
d) Apenas IV está correto.
8-No art. 68 da LDB 9394/96 são recursos públicos destinados à educação, EXCETO:
a) Receita do salário-educação.
b) Impostos sobre a bolsa-família.
c) Receita de incentivos fiscais.
d) Impostos próprios da União.
9-Entre as atribuições do docente, elencadas pela LDB 9394/96 estão, EXCETO:
a) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
b) Zelar pela aprendizagem dos alunos.
c) Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento.
d) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos.
10-A tendência pedagógica cuja base do planejamento da ação didática seja a sequência: motivação do aluno, apresentação do
conteúdo, associação de conhecimento e generalizações denomina-se:
a) liberal renovada progressivista
b) progressista libertária
c) progressista libertadora
d) liberal tradicional
gabarito
1A
2D
3D
4A
5B
6C
7B
8B
9C
10D
MAIS DE 300 ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – PARA BAIXAR
MAIS DE 1450 ATIVIDADES PARA BAIXAR
MAIS DE 5 MIL QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
APRENDA INGLÊS HOJE! INSCRIÇÕES!
Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO)
Materiais PARA CONCURSOS E SELEÇÕES
NOSSAS MÍDIAS:
Grupo no Facebook
Perfil no Instagram
Grupo no Telegram