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Simulado 13 Concurso Professor De Artes

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Simulado 13 Concurso Professor De Artes

1- No Plano Nacional de Implementação das Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação das
Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História
e Cultura Afrobrasileira e Africana estão inclusas
as principais ações para o ensino fundamental. Assinale
a alternativa que NÃO se enquadra entre essas
ações:
(A) Implementar ações, inclusive dos próprios
educandos, de pesquisa, desenvolvimento e
aquisição de materiais didático-pedagógicos
que respeitem, valorizem e promovam a diversidade,
a fim de subsidiar práticas pedagógicas
adequadas à educação para as relações
etnicorraciais.
(B) Prover as bibliotecas e as salas de leitura de
materiais didáticos e paradidáticos sobre a temática
Etnicorracial adequados à faixa etária e
à região geográfica das crianças.
(C) Professores e profissionais do ensino fundamental
devem incorporar-se dos conteúdos da
cultura Afrobrasileira e indígena para desenvolver
uma educação voltada às relações etnicorraciais.
(D) Incentivar e garantir a participação dos pais e
responsáveis pela criança na construção do
projeto político pedagógico e na discussão sobre
a temática etnicorracial.
(E) Construir coletivamente alternativas pedagógicas
com suporte de recursos didáticos adequados
e utilizar materiais paradidáticos sobre
a temática

2- A redação do art. 4º do Decreto nº 7733, de
25/11/ 2005, estabelecia o seguinte: “A definição
destes conteúdos programáticos será feita a partir
de um Grupo de Trabalho – GT, a ser constituído
por profissionais integrantes da Secretaria Municipal
de Educação, Coordenadoria da Promoção da
Igualdade Racial, pelas Fundações e Autarquias
Municipais com envolvimento no tema.”
Assinale a alternativa que aponta a correta altera-
ção sofrida a partir do Decreto Nº 10.357:
(A) Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial,
de Gênero e Pessoa Com Deficiência.
(B) Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial,
de Gênero, de orientação sexual e Pessoa
Com Deficiência.
(C) Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial,
de Gênero, de orientação sexual e combate
ao bullying.
(D) Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial,
e de Pessoa Com Deficiência.
(E) Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial,
de Gênero e Pessoa Com Deficiência,
além da Promoção Social.

3- Por outro Decreto, o de Nº 10.357, o município
de Itajaí, em 19/09/2014, alterou o Decreto nº
7733, de 25/11/ 2005. O título do decreto “Programa
Municipal de Educação para Diversidade
Étnica Cultural” passou a ter a seguinte redação:
“Programa Municipal de Educação para Diversidade
Étnico-racial, de Gênero e Combate ao Bullying”.
O art. 1º do decreto foi acrescido de pará-
grafo único. Assinale a alternativa correta quanto
ao que visa contemplar esse parágrafo:
(A) A implementação de políticas educacionais de
diversidade étnico-racial, de gênero e bullying.
(B) A implementação de políticas sócio-educacionais
de diversidade étnico-racial, de orienta-
ção sexual e bullying.
(C) A implementação de políticas sócio-educacionais
de diversidade étnico racial, de gênero,
orientação sexual e bullying.
(D) A implementação de políticas sócio-educacionais
de diversidade étnico-racial e de bullying.
(E) A implementação de políticas educacionais de
gênero, orientação sexual e bullying.

4- O art. 2º do Decreto Nº 10.357 “garante a igualdade
de oportunidade a todo cidadão brasileiro”.
Analise as afirmativas para identificar os acréscimos
à nova redação:
I. Independente da cor da pele.
II. Independente de gênero.
III. Independente de orientação sexual.
IV. Caso sofra bullying.
Está (ão) correta(s):
(A) Apenas I, II e III.
(B) Todas.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) Apenas I, II e IV

5- NÃO é correto afirmar sobre o que estabelece a
LDB 9394/96:
(A) O ensino da arte, especialmente em suas expressões
regionais, constituirá componente
curricular obrigatório da educação básica.
(B) A exibição de filmes de produção nacional
constituirá componente curricular complementar
integrado à proposta pedagógica da escola,
sendo a sua exibição obrigatória por, no mí-
nimo, 2 (duas) horas mensais.
(C) No currículo do ensino fundamental, a partir do
sétimo ano, será ofertada a língua inglesa.
(D) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído
como tema transversal nos currículos
do ensino fundamental.
(E) O currículo do ensino fundamental incluirá,
obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos
das crianças e dos adolescentes, tendo
como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente,
observada a produção e distribuição
de material didático adequado.

6- Sobre os níveis educacionais estabelecidos na
LDB 9394/96, analise as afirmativas que seguem:
I. O Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, é
obrigatório e gratuito.
II. A Educação Infantil é obrigatória e de competência
dos municípios.
III. O Ensino Médio é de responsabilidade dos
Estados.
IV. Cabe aos Estados e à União autorizar e fiscalizar
as instituições privadas de Ensino Superior.
V. A Educação a Distância é uma modalidade de
educação que perpassa todos os níveis da
educação nacional. Atende os estudantes em
tempos e espaços diversos, com a utilização
de meios e tecnologias de informação e comunicação.
Agora assinale a alternativa correta:
(A) Apenas I, III e V estão corretas.
(B) Apenas I e V estão corretas.
(C) Todas estão corretas.
(D) I, II, IV e V estão corretas.
(E) I, III e IV estão corretas.

7- Sobre a Educação básica, conforme estabelece
a LDB 9394/96, é correto afirmar:
(A) Poderá organizar-se somente em séries anuais,
períodos semestrais ou ciclos, com base
na idade, na competência ou por forma diversa
de organização, sempre que o interesse do
processo de aprendizagem assim o recomendar.
(B) A carga horária mínima anual deverá ser ampliada
de forma progressiva, no ensino médio,
para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas
de ensino oferecer, no prazo máximo de
cinco anos, pelo menos mil horas anuais de
carga horária, a partir de 2 de março de 2017.
(C) A escola não poderá reclassificar os alunos, inclusive
quando se tratar de transferências entre
estabelecimentos situados no País e no exterior,
tendo como base as normas curriculares
gerais.
(D) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades
locais, inclusive climáticas e econômicas,
a critério do respectivo sistema de
ensino, podendo, com isso, reduzir em até
cinco por cento o número de horas letivas previsto
nesta Lei.
(E) A carga horária máxima anual será de oitocentas
horas para o ensino fundamental, distribu-
ídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo
trabalho escolar, excluído o tempo reservado
aos exames finais, quando houver.

8- Acrescente C ou E, caso sejam corretas ou erradas
as proposições que seguem, sobre a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB
9394/96):
 Reafirma o direito à educação, garantido pela
Constituição Federal.
 Estabelece os princípios do Estado e os deveres
educacionais em relação à educação
escolar pública.
 Define as responsabilidades, em regime de
colaboração, entre a União, os Estados, o
Distrito Federal e os Municípios.
 A educação brasileira é dividida em dois ní-
veis: a educação básica e o ensino superior.
Assinale a alternativa que preenche corretamente
os espaços, considerando o preenchimento
de cima para baixo:
(A) C, C, C, C.
(B) C, E, C, C.
(C) C, C, C, E.
(D) E, C, E, C.
(E) C, C, E, C

9- As políticas nacionais voltadas à inclusão de crianças,
jovens e adultos nos processos educacionais
têm garantido aos alunos surdos o direito à
educação.
Com base no conhecimento sobre políticas de
Educação Especial no Brasil sob a perspectiva da
educação inclusiva, analise as afirmativas abaixo
e verifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
 A educação bilíngue, com a Língua Brasileira
de Sinais como primeira língua, é um direito
dos estudantes surdos matriculados no ensino
regular.
 Alunos surdos têm direito ao Atendimento
Educacional Especializado em todas as instituições
públicas de educação básica no país.
 A Língua Portuguesa deve ser considerada
sempre a primeira língua dos alunos surdos,
sendo direito dos mesmos se comunicar através
da Língua de Sinais.
 O Atendimento Educacional Especializado
compreende a modalidade de apoio educacional
destinada apenas aos alunos surdos que
apresentem dificuldades no aprendizado
constatadas nos processos de avaliação.
 Materiais didáticos e pedagógicos para o trabalho
em sala com alunos surdos devem ser
adquiridos pelas famílias dos alunos em parcerias
com organizações não governamentais.
A sequência correta de cima para baixo, é:
(A) V, V, F, V, F.
(B) F, V, V, F, V.
(C) F, F, V, V, F.
(D) V, V, F, V, V.
(E) V, V, F, F, F.

10- O planejamento é a principal ferramenta de trabalho
do professor. O processo de aprendizagem
do aluno depende de um planejamento de aula estruturado
que norteie o trabalho em sala de aula.
Um dos itens que compõe o plano de aula é a metodologia.
Com base no conhecimento sobre o planejamento
do professor, assinale a alternativa correta sobre a
metodologia no plano de aula. Nesta importante
parte do planejamento o professor deve buscar:
(A) Justificar os objetivos de trabalho com o uso
de referenciais teóricos que fundamentem as
práticas escolhidas.
(B) Explicar como serão trabalhados os conteúdos
e quais os recursos didáticos escolhidos.
(C) Listar os conteúdos previstos nas Diretrizes
Curriculares Nacionais que serão trabalhados
durante o período a que se refere o planejamento.
(D) Apontar as formas e os critérios de avaliação
do aluno.
(E) Descrever quem são os alunos e problematizar
teoricamente seus estágios de desenvolvimento.

gabarito
1-c
2-a
3-e
4-d
5-c
6-a
7-b
8-b
9-e
10-d

 

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