Para Baixar Em Pdf:
Simulado 14 Concurso Professor De História
1) São penalmente inimputáveis e sujeitos às medidas previstas na Lei 8.069/1990 –
Estatuto da Criança e do Adolescente:
a) Os menores de dezoito anos.
b) Os menores de dezesseis anos.
c) Os menores de vinte e um anos.
d) Os menores de quatorze anos.
e) Nenhuma das alternativas está correta.
2) Analise a assertiva abaixo e responda de acordo com a Lei 8.069/1990, Estatuto da
Criança e do Adolescente.
Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao
adolescente as seguintes medidas, exceto:
a) Advertência.
b) Obrigação de reparar o dano.
c) Prestação de serviços à comunidade.
d) Prestação de serviços forçados.
e) Internação em estabelecimento educacional.
3) A Lei n° 9394 estabelece, no artigo 13, o que compete aos professores. Assinale a
alternativa falsa:
a) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente
dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento
profissional.
b) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
c) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do
estabelecimento de ensino.
d) Zelar pela aprendizagem dos alunos.
e) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a
comunidade.
4) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional disciplina, no Título VI, sobre a
formação dos profissionais da educação. Analise as afirmativas:
I – A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de,
no mínimo, trezentas horas.
II – Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação,
assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do
magistério público.
III – A experiência docente não é pré-requisito para o exercício de quaisquer outras
funções do magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.
IV – A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos
diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do
desenvolvimento do educando terá como fundamentos: a associação entre teoria de
práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço e aproveitamento da formação
e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
V – A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior,
em curso de licenciatura plena, em universidades e institutos superiores de educação,
admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e
nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na
modalidade.
Assinale a alternativa correta:
a) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b) Está incorreta apenas a afirmativa III.
c) Estão corretas apenas as afirmativas I, II, III e V.
d) Estão corretas apenas as afirmativas I, II, III, IV e V.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
5) Assinale a alternativa incorreta. De acordo com o Art. 3º da LDB/96, o ensino será
ministrado com base nos seguintes princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e
o saber;
III – pluralismo de ideias e de concepções determinadas pelo MEC;
IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII – valorização do profissional da educação escolar;
VIII – gestão democrática do ensino público com eleição dos diretores da escola.
IX – garantia de padrão de qualidade;
X – valorização da experiência extraescolar;
XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Assinale a alternativa correta:
a) Todos os itens estão corretos.
b) Todos os itens estão incorretos.
c) Apenas os itens I, II, III, IV, V, VI estão incorretos.
d) Apenas os itens VII, IX, X e XI estão incorretos.
e) Apenas os itens os itens III e VIII incorretos.
6) Sobre a sociedade romana não podemos considerar que faziam parte os:
a) Patrícios.
b) Clientes.
c) Escravos.
d) Plebeus.
e) Burgueses.
7) Havia diversos tipos de obrigações ou retribuições servis que podiam ser pagas em
dinheiro ou em bens na sociedade feudal. Não se pode considerar como uma das
obrigações ou retribuições:
a) Capitação.
b) Talha.
c) Banalidade.
d) Corveia.
e) Bellatores.
8) Foram fatos que ocorreram na Revolução Francesa com exceção de:
a) Invasão maçônica.
b) Tomada da Bastilha;
c) Instalação do Regime do Terror;
d) Golpe do 18 Brumário;
e) Assembleia dos Estados Gerais.
9) A partir das revoluções de 1830 e o espírito nacionalista iniciou-se na Europa junto
com o sentimento de unificação, principalmente para os italianos e alemães. Em 1834
deu-se um dos primeiros passos no sentido de promover a unidade dos estados alemães
sob a influência da burguesia industrial, sobretudo da Prússia onde se estabeleceu o:
a) Pacto de Varsóvia.
b) Zollverein.
c) Tratado de Latrão.
d) Paz de Tilsti.
e) Convenção Nacional.
10) A Inglaterra se tornou o berço da industrialização a partir do século XVIII , vários
fatores contribuíram para isso com exceção:
a) Do acúmulo de capitais.
b) Da posição geográfica.
c) Das jazidas de carvão.
d) Do controle religioso.
e) Do crescimento populacional.
Gabarito
1-A
2-D
3-A
4-B
5-E
6-E
7-E
8-A
9-B
10-D
MAIS DE 300 ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – PARA BAIXAR
MAIS DE 1450 ATIVIDADES PARA BAIXAR
MAIS DE 5 MIL QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
APRENDA INGLÊS HOJE! INSCRIÇÕES!
Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO)
Materiais PARA CONCURSOS E SELEÇÕES