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Simulado 14 Concurso Professor De Matematica

 

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Simulado 14 Concurso  Professor De Matematica

1. Para exposição em uma Feira de Matemática, 6 professores prepararam 8 trabalhos envolvendo 10
alunos. Considerando as mesmas condições anteriores dos alunos e professores e a mesma
complexidade dos trabalhos, quantos desses seriam produzidos por 5 professores, envolvendo 12
alunos?
(A) 5.
(B) 6.
(C) 7.
(D) 8.

2. A maneira intuitiva e atrativa de mostrar aos alunos o porquê da fórmula da soma dos termos de
uma Progressão Aritmética de n termos deve-se a
(A) Pitágoras, de quando somou os números naturais de 1 a 1000.
(B) Euclides, de quando somou os números naturais de 1 a 500.
(C) Newton, de quando somou os números naturais de 1 a 200.
(D) Gauss, de quando somou os números naturais de 1 a 100.

3. A equação do segundo grau x2 +2x – 3 = 0, modela a seguinte situação problema: Calcular dois
números inteiros
(A) cuja soma seja 2 e o produto, -3.
(B) cuja soma seja -2 e o produto, 3.
(C) cuja soma seja -2 e o produto, -3.
(D) cuja soma seja 2 e o produto, 3.

4. Com capacidade de 79,8 litros, o tanque de combustível de uma embarcação tem a forma de um
paralelepípedo reto-retângulo, cuja base tem 42 cm de largura por 50 cm de comprimento. A altura
desse tanque mede
(A) 38 cm.
(B) 36 cm.
(C) 34 cm.
(D) 32 cm.

5. Uma calçada tem a forma de um triângulo retângulo de perímetro igual a 60 m, cujos lados estão
em Progressão Aritmética de razão 5. A área dessa calçada mede
(A) 500 m2.
(B) 150 m2.
(C) 300 m2.
(D) 375 m2.

6. Uma Progressão Geométrica decrescente e infinita tem a soma dos termos igual a 40. Se o primeiro
termo dessa progressão é igual a 20, então a sua razão é
(A) 0,2.
(B) 0,3.
(C) 0,4.
(D) 0,5.

7. Um problema de trigonometria consiste em achar dois lados de um triângulo qualquer, em que se
conhecem os três ângulos e a medida do terceiro lado. A resolução deverá fazer uso da (do)
(A) Lei dos Cossenos.
(B) Lei dos Senos.
(C) Teorema de Pitágoras.
(D) Teorema de Tales.

8. O Centro Cultural Paes Loureiro fez uma pesquisa com 50 estudantes sobre o interesse nas
seguintes artes: dança, música e teatro. Dos estudantes, 30 manifestaram-se por dança, 29 por música
e 25 por teatro. Do total, 13 deles por dança e música, 13 por música e teatro e 13 por teatro e dança.
Optaram somente por dança 9 estudantes; somente por música, 8; e somente por teatro, 4. Se cada
estudante escolheu pelo menos uma arte, quantos estudantes optaram pelas 3 artes?
(A) 3.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.

Utilize o sistema linear abaixo para as próximas duas questões.
2x + 4y = 6
3x + 6 y = 9

9. Quanto à solução, é possível afirmar que esse sistema
(A) possui infinitas soluções.
(B) não possui solução.
(C) possui uma única solução: x = 1 e y = 1.
(D) possui a solução trivial.

10. As retas 2x + 4y = 6 e 3x + 6y = 9
(A) são coincidentes.
(B) são paralelas.
(C) encontram-se somente em x = 1 e y = 1.
(D) passam na origem.
Gabarito

1-B
2-A
3-C
4-C
5-B
6-D
7-A
8-B
9-D
10-A

 

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