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Simulado 16 Concurso Professor De Geografia

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Simulado 16 Concurso Professor De Geografia

1.A citação a seguir é um excerto das falas de
Jussara HOFFMANN, ao conceituar a avaliação
mediadora:
“Avaliação Mediadora: uma pratica em construção da
pré-escola à universidade”, toma por base a avaliação
como atividade que faz com que o aluno seja
instigado a desenvolver seu processo cognitivo, mas
o que a maioria das escolas, juntamente com os seus
professores perpassam, é o processo avaliativo como
um sistema “classificatório de ensino de qualidade”.
(HOFFMANN, 2003)
Assinale a prática avaliativa INCORRETA, a partir
dessa concepção.
A) Portfólios
B) Prova em fases
C) Prova com cola
D) Painéis e produção de relatos

2.Em 1998, as Edições Unesco Brasil editou a
obra “Educação: um tesouro a descobrir”,
relatório da Comissão Internacional sobre a
Educação para o Século XXI, coordenado por
Jacques Delors. Nele continha as observações de
Edgar Moran sobre “Os Sete Saberes Necessários
à Educação do Futuro”. Estes saberes se referem
a princípios que devemos ensinar e aprender em
diferentes níveis e modalidades da educação
escolar. Todas as alternativas se referem a elas,
SALVO:
A) A educação deve mostrar a sociedade que não há
conhecimento infalível (a cegueira do conhecimento).
B) Neste século, todo/a cidadão/ã deve ter acesso às
informações sobre o mundo (o conhecimento e a
capacidade de articular este para a melhoria da vida).
C) Ensinar a condição humana, auxiliar com o
conhecimento das complexidades humanas, oferecer
conteúdos sobre a ciências naturais, ciências
humanas, a filosofia, a unidade e a diversidade.
D) É preciso ensinar estratégias que lhe permita estar
mais próximo da certeza do que vai ter de enfrentar,
que busque a superação do obsoleto com a maior
quantidade de conhecimento possível, que esteja
sempre preparado (pronto), planejado e sistematizado
para superar falhas.

3. Em uma proposta pedagógica históricocultural,
o Desenvolvimento Infantil ocorre “com a
aprendizagem dos conteúdos (conceituais,
sociais, atitudinais, procedimentais…), que
acontece pela interação. Desta forma, sobre o
desenvolvimento da escrita e, portanto, da
aprendizagem, temos a seguir, afirmativas acerca
do funcionamento do Sistema de Escrita
Alfabética: ela somente se dará quando houver
uma reconstrução mental, implicando a
compreensão dos alguns pontos. Isso equivale
dizer que alternativa CORRETA é:
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A) Compreender que para escrever só se usa letras e
estas são inventadas: letras, números e símbolos.
Ainda, elas podem ser diferentes.
B) As letras têm uma topologia e um formato que
podem variar sempre que o escriba julgar necessário.
C) As combinações de letras são permitidas, quais
dessas letras podem combinar entre si e quais
posições podem ter na palavra.
D) Que as letras não têm valores sonoros fixos
convencionalizados.

4.A didática é uma disciplina que faz a ponte
entre os aspectos do conhecimento e a
aprendizagem, sua finalidade está para à
consecução de objetivos pedagógicos explícitos,
assim como a teoria está para a prática. Ela é
essencial ao ALFABETIZADOR. Esther Pillar
Grossi (online, 23/17/2013), nos explica sobre
“Níveis” e “Esquemas”: Sobre “A didática do
Nível alfabético”, assinale a alternativa CORRETA.
A) Trabalho de transposição de um nível de escrita
para outro se dá quando há superação básica do
conflito em torno das concepções características do
nível do nível anterior, que ocorre por exemplo
quando passa de usar letras de caixa alta para a letra
cursiva.
B) A base da escrita no Nível alfabético é que, a cada
sílaba oral que o sujeito diz, ele escreve uma letra ou
algum outro sinal gráfico. Trata-se de uma vinculação
simplificada da escrita com a pronúncia das palavras,
pois vincula apenas as sílabas orais às letras.
C) É neste momento (Nível alfabético) que o
“aprendente” se dá conta da inadequação da sua
escrita, porque ela não é discriminativa
suficientemente. Apenas uma letra para cada sílaba é
muito pobre para que alguém se faça entender por
escrito, mas mesmo assim ele o registra, pois já está
alfabético.
D) A confirmar que está no “Nível alfabético”, o
“aprendente” é obrigado a abandonar a hipótese
silábica, na qual se escreve uma letra para cada
sílaba oral.
Ele passa a utilizar “outro esquema” diferente do
silábico que o leva a produzir escritas alfabéticas.

5.“Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como
fazer?” Remete-nos aos estudos de MANTOAN
(2004) e seus colaboradores. Assinale a
alternativa CORRETA e que confirma a ideia de
MANTOAN sobre o que é “Ambiente escolar
inclusivo”.
A) Ambientes acolhedores e inclusivos são aqueles
que recebem a pessoa com deficiência e que todos
os “auxilia-a nos seus enfrentamentos e dificuldades;
e até fazem por ele se necessário for, não os deixa a
margem do caminho. São repletos de pessoas bem
intencionadas e que facilitam o trabalho para com
este, isto é, auxiliam nas suas necessidades básicas
com amor.
B) São ambientes humanos e de aprendizagem
plurais, pela própria natureza. Por isso, ela não pode
ser pensada a senão a partir da formação integral do
aluno; segundo suas capacidades e talentos, em
condições acolhedoras, solidárias e participativas.
C) São necessários ambientes com primazia e
hegemonia de conteúdos, em que a condição
essencial seja a aquisição do conhecimento científico,
que ele a sua condição acadêmica, pois, ele tem
direito “ao aprender” como todo e qualquer cidadão
de direito.
D) São necessários ambientes que tenham propostas
de ensino voltadas a atender especificamente a
estes, com métodos específicos, avaliações
diferenciadas, materiais especiais e apropriados às
“condições” e às necessidades dos/as inclusos/as de
forma que garanta a inclusão de fato e não apenas no
papel.

6.A formação continuada no Brasil tem dentre
seus expoentes o Pedagogo Suíço Philippe
Perrenoud (2000), este mesmo que aponta para a
necessidade e as exigências que são esperadas
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do profissional, cujo perfil se baseia em
COMPETENCIAS e NOVAS COMPETENCIAS
PARA ENSINAR. Diante disso, relacione com (V)
para verdadeiro ou (F) para falso as afirmativas a
seguir.
( ) Constitui-se na última e talvez a maior de todas
as competências a se ensinar: “ organizar e dirigir
situações de aprendizagem”, que pode ser traduzida
por: “Conhecer, para determinada disciplina, os
conteúdos a serem ensinados e sua tradução em
objetivos de aprendizagem”.
( ) São 11 as famílias de competências que foram
reconhecidas por Perrenoud, como prioritárias na
formação continuada para o(a) professor(a).
( ) O oficio de professor está se transformando, o
perfil que se exige cada vez mais é o trabalho em
equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades
crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização
sobre os dispositivos e as situações de
aprendizagem.
( ) Segundo Perrenoud, “Competência é a faculdade
de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos
(saberes, capacidades, informações etc.) para
solucionar uma série de situações”. A descrição de
cada competência deve partir da análise de situações
específicas do ato de aprender e ensinar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA, de cima para baixo:
A) V – V – F – F
B) F – F – V – V
C) V – F – V – F
D) V – F- F – V

7.A Pedagogia Histórico-Crítica tem suas
contribuições amparadas em autores e
pensadores vultuosos no quadro das
“concepções pedagógicas e sua fundamentação
teórica”, dos quais se pode assinalar como
alternativa INCORRETA:
A) Segundo SAVIANI (1992): “A denominação
‘tendência histórico-crítica’ eu iria introduzir depois,
porque a denominação dialética também gerava
algumas dificuldades: há um entendimento idealista
da dialética […]. Cunhei então, a expressão
‘concepção histórico-crítica, onde eu procurava reter
o caráter crítico de articulação com as condicionantes
sociais que a visão reprodutivista possui, vinculado
porém à dimensão histórica que o reprodutivismo
perde de vista.”
B) Segundo Aranha (1996), a Pedagogia Críticosocial
dos conteúdos, ou, como também é conhecida,
a Pedagogia Histórica-crítica, busca: nesta visão “a
escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica
do conhecimento cientifico e universal, tornando-se
uma arma de luta importante. A classe trabalhadora
deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético,
esse que é visto como o responsável pelo confronto
entre as experiências pessoais e o conteúdo
transmitido na escola. O educando participa com suas
experiências e o professor com sua visão da
realidade.
C) Coerente com esta concepção de educação,
Gasparin (2012) propõe “Uma didática para a
Pedagogia Histórico-Crítica constituída de passos a
serem pensados pelo professor em seu fazer
Pedagógico. A prática Social Inicial vem a ser o ponto
de partida de todo o processo pedagógico. Na visão
de Gasparin: “O primeiro passo do método
caracteriza-se por uma preparação, uma mobilização
do aluno para a construção do conhecimento escolar.
D) Problematização é o passo em que ocorre a
discussão que o professor faz sobre quais os
aspectos ele quer planejar, os objetivos propostos, a
avaliação. É aqui inclusive, que ocorre o ato de
vislumbrar a investigação em diferentes dimensões
sociais. É o momento da investigação do que o aluno
já sabe, e que será transformação de seus conceitos
prévios.
8. Por muito tempo, a avaliação foi caracterizada
como um processo de seleção, no qual incluía
alguns e excluía outros. Atualmente, outros
significados foram construídos para a avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA que esteja de
acordo com a perspectiva construtivista da
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avaliação, encontrada nos estudos realizados por
Hoffmann (2003):
A) A avaliação é um mecanismo da aprendizagem,
com objetivo de formar continuamente o aluno,
observando e respeitando as diferenças e
potencialidades de cada indivíduo.
B) A avaliação é o processo de medição do
conhecimento por meio de questões.
C) A avaliação, mais conhecida como “prova”, são
questões disponibilizadas pelo professor para verificar
o conhecimento do aluno.
D) A avaliação é um trabalho avaliativo, aplicado
algumas vezes durante o ano, com objetivo de avaliar
quantitativamente o conhecimento do aluno.
9.Soares (2011) discute em seu livro
“Alfabetização e letramento” um conceito
importante para a educação, denominado
“alfabetização”. Alguns compreendem a
alfabetização como o antônimo de analfabetismo.
Assinale a alternativa CORRETA, para o conceito
de alfabetização para Soares (2011):
A) “Reconhecer as letras, somente”.
B) “Um processo, de leitura e interpretação de
pequenos textos”.
C) “Um estado ou uma condição, refere-se não a um
único comportamento, mas a um conjunto de
comportamentos que se caracterizam por sua
variedade e complexidade”.
D) “Saber identificar as letras e os sons
correspondentes. É uma ação instantânea, na qual o
aluno tem um “insight” de reconhecimento, e a partir
de então, consegue ler o mundo”.
10. “Tradicionalmente, conforme uma perspectiva
pedagógica, o problema da aprendizagem da
leitura e da escrita tem sido exposto como uma
questão de métodos” (FERREIRO; TEBEROSKY,
1985, p.18). Atualmente, cresce a preocupação
dos educadores em busca do melhor método ou
mais eficaz método, levando em conta dois tipos
principais. Diante disso, assinale a alternativa
CORRETA:
A) O método tradicional e contemporâneo, que
aborda concepções diferentes de ensino, sendo o
contemporâneo o mais adequado.
B) O método sintético e o método tecnicista. O
primeiro corresponde ao reconhecimento dos
elementos menores, como as letras, até chegar nos
elementos maiores, como as sílabas e textos. O
segundo é conhecido como método analítico ou
global, que parte do todo para as partes.
C) O método sintético, que parte das letras para os
elementos maiores, como sílabas, palavras e frases.
Ele preserva a correspondência entre o oral e o
escrito. O segundo método é o analítico, conhecido
também como “método global”, que parte das
palavras ou orações para os componentes menores.
D) O método analítico, que parte das letras para os
elementos maiores, como sílabas, palavras e frases.
Ele preserva a correspondência entre o oral e o
escrito. O segundo método é o sintético, conhecido
também como “método global”, que parte das
palavras ou orações para os componentes menores.

gabarito
1-a
2-d
3-c
4-d
5-b
6-b
7-d
8-a
9-c
10-c

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