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Simulado 19 Concurso Professor De Ciências

 

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Simulado 19 Concurso  Professor De Ciências

1-Os helmintos constituem um grupo muito numeroso de animais, incluindo espécies de vida livre e de vida
parasitária. Sendo assim, torna-se importante o reconhecimento dos seus filos e classes. As alternativas
abaixo mostram um representante dos helmintos e seu respectivo filo ou classe. Analise-as e assinale a
INCORRETA.
A) Shistosoma – Trematoda.
B) Taenia – Trematoda.
C) Hymenolepis – Cestoda.
D) Ascaris – Nematelmintos.

2-A esquistossomose e a hepatite B encontram-se entre as maiores causas de doenças hepáticas em áreas
tropicais. As afirmativas abaixo se referem a essas patologias. Analise-as e assinale a alternativa
CORRETA.
A) A hepatite B é transmitida principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados.
B) A confirmação diagnóstica da hepatite B é feita por exame de fezes, em que são detectados anticorpos e
partículas do vírus.
C) As enzimas proteolíticas produzidas pelo miracídio facilitam a chegada desse à luz intestinal.
D) O Schistosoma mansoni atinge a fase adulta de seu ciclo biológico no intestino do homem e de outros
mamíferos.

3-Em camundongos, a cor preta de pelagem (B) é dominante em relação a castanho (b), e um padrão uniforme
(S) é dominante em relação a branco salpicado (s). A cor e o salpicado são controlados por genes que se
distribuem independentemente. Para saber o genótipo de genitores pretos uniformes, foi realizado um
cruzamento teste. Considerando as informações acima e o assunto relacionado, analise as afirmativas abaixo
e assinale a alternativa CORRETA.
A) O fenótipo dos camundongos usados para o cruzamento teste é castanho uniforme.
B) Se do cruzamento teste nascer camundongos pretos salpicados, o genótipo dos genitores é heterozigoto
para os dois genes.
C) Se toda a prole do cruzamento teste for de camundongos pretos uniformes, provavelmente o genótipo
dos genitores é homozigoto para os dois genes.
D) A probabilidade de os genitores possuírem genótipos homozigotos dominantes é sempre maior.

4-O plasma é uma solução aquosa contendo componentes de pequeno e grande peso molecular. Sobre os
componentes do plasma, é CORRETO afirmar que
A) as albuminas desempenham um papel fundamental na manutenção da pressão osmótica do sangue.
B) todas as albuminas do plasma são denominadas imunoglobulinas.
C) diversas substâncias insolúveis em água são transportadas pelo plasma combinadas ao fibrinogênio.
D) a composição do plasma é inversamente proporcional à composição do líquido extracelular.

5-Sobre a organização do material genético nos eucariontes, podemos afirmar, EXCETO
A) Todo organismo eucarionte tem um número de cromossomos específico, embora organismos diferentes
possam apresentar o mesmo número de cromossomos.
B) Em um cromossomo metafásico, o comprimento da molécula de DNA é 8.000 a 10.000 vezes menor
que o seu comprimento original.
C) Um cromossomo de eucarionte é formado por uma molécula de DNA associada com proteínas
histônicas e não histônicas.
D) Eucariontes apresentam sequências denominadas íntrons que não codificam nenhum aminoácido.

6-Os indivíduos da espécie humana são diploides com 2n = 46 cromossomos. Considerando o genótipo Aabb
(locos A/a e B/b independentes), serão encontrados na telófase II de um oócito secundário os seguintes
genes:
A) AA ou BB.
B) Ab ou ab.
C) Aa ou bb.
D) Aa ou Ab.

7-Desde os tempos antigos, os relâmpagos têm sido vistos como um dos fenômenos mais intrigantes e
poderosos da natureza. O medo que se tinha (e ainda se tem) de sua intensa luminosidade e principalmente
do estrondo que os acompanha, fez com que nossos ancestrais, por não conseguirem explicá-los, os
associassem a manifestações divinas. Com o desenvolvimento da ciência, esse fenômeno passou a ser mais
bem entendido. Hoje sabemos que o relâmpago é consequência do(a)
A) movimento de elétrons de um lugar para outro.
B) aquecimento dos elétrons.
C) condensação de nuvens cúmulos-nimbo.
D) contato de nuvens de chuva com o solo.

8-Hoffamman (2002) diferencia pesquisar e avaliar ao dizer “enquanto a pesquisa tem por objetivo a coleta de
informações e a análise e a compreensão dos dados obtidos, a avaliação está predominantemente a serviço
da ação, colocando o conhecimento obtido, pela observação ou investigação, a serviço da melhoria da
situação avaliada”.
Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
1. As ações de observar, compreender, explicar não são de avaliá-las.
2. A avaliação está além da investigação e interpretação.
3. As mudanças fundamentais na avaliação dizem respeito à finalidade dos procedimentos avaliativos.
4. A maioria das escolas iniciam processos de mudanças delineando, com os professores, princípios
norteadores de suas práticas.
São CORRETAS as afirmativas
A) 1 e 2, apenas.
B) 3 e 4, apenas.
C) 1, 2 e 3, apenas.
D) 2, 3 e 4, apenas.

9-A otimização de espaços significativos de aprendizagem consiste em oferecer a professores e alunos
oportunidades de interação com objetos de conhecimento. Isso ocorre quando
A) analisamos horas/aula oferecidas.
B) damos notas nas apresentações teatrais ou dramatizações.
C) oferecemos noções de seriação para apropriação de regras.
D) diversificamos as atividades, portadores de textos, de forma gradativa e complementar.

10-Para Perrenoud (1999), a avaliação na lógica formativa NÃO deve
A) considerar uma pedagogia diferenciada.
B) ser ativa e transmissiva.
C) ser aberta e cooperativa.
D) ser eficiente.

Gabarito

1-B
2-C
3-C
4-A
5-A
6-B
7-A
8-C
9-D
10-B

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