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Simulado 2 Concurso Professor De Geografia

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Simulado 2 Concurso Professor De Geografia

1.De acordo com a Lei 9394/96, Art. 1º, é INCORRETO afirmar que:
a) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem no trabalho, nas instituições de ensino e
pesquisa.
b) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem nos movimentos sociais e organizações da
sociedade civil
c) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem nas manifestações culturais
d) Esta lei negligencia a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em
instituições próprias.

2.Segundo a LDB – Art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de
ensino, NÃO terão a incumbência de:
a) Elaborar e executar sua proposta pedagógica, administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
b) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos, velar pelo cumprimento do plano de
trabalho de cada docente.
c) Assumir o transporte escolar, principalmente, dos alunos da rede municipal.
d) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento, articular-se com as famílias e a comunidade,
criando processos de integração da sociedade com a escola.

3.O projeto Político Pedagógico define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Das
alternativas a seguir, somente uma delas NÃO descreve as finalidades do Projeto político Pedagógico.
a) Possibilitar apenas a individualidade da linha de trabalho na instituição.
b) Dar um referencial de conjunto para caminhada; aglutinar pessoas em torno de uma causa comum; gerar
parceria.
c) Ser um canal de participação efetiva, superar as práticas autoritárias e ou individualistas.
d) Propiciar a racionalização dos esforços e recursos (eficiência e eficácia), utilizados para atingir fins essenciais do
processo educacional

4.O Projeto Político-Pedagógico pode contribuir para transformar a escola. Para tanto é preciso que seja um
instrumento de:
a) Formalização do planejamento.
b) Organização da rotina da escola.
c) Reflexão sobre o trabalho da escola.
d) Avaliação das atividades escolares.

5.Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando
solucionar um problema ou alcançar um objetivo. Identifique a alternativa que NÃO aponta os elementos
constitutivos do planejamento de ensino:
a) Deve trabalhar com a dimensão do aluno ideal, para não se desobrigar da qualidade de ensino.
b) Nesse processo, as condições objetivas de trabalho interferem.
c) O projeto político-pedagógico deve ser considerado na realização do planejamento de ensino.
d) Apresenta a intencionalidade e a sistematização que o processo educativo requer

6.O currículo é um meio pelo qual a escola se organiza, propõe os seus caminhos e a orientação para a prática. Sobre
as concepções de currículo e da construção de conhecimento, é FALSO afirmar:
a) O currículo oculto é consequência da história de vida dos atores envolvidos.
b) A organização de um currículo a partir da lógica de seriação proporciona a análise do progresso do aluno.
c) As teorias críticas afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais
mais amplas.
d) Currículo é o conjunto de todas as experiências de conhecimento, proporcionadas aos alunos pela instituição
escolar.

7.É característica do processo ensino-aprendizagem:
a) Deve atender aos interesses majoritários da sociedade.
b) Dispensa conhecimentos da vida social.
c) Precisa estar relacionado aos aspectos sociais, políticos e econômicos.
d) É uma atividade restrita de sala de aula

8.A Lei nº 9.394/96, Capítulo IV, discorre sobre a educação superior. A assertiva INCORRETA é:
a) É obrigatória a frequência de alunos e professores em todos os programas.
b) Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da
formação recebida por seu titular.
c) Uma das finalidades da educação superior é estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito
científico e do pensamento reflexivo.
d) A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privada.

9.A prática pedagógica tradicional sempre privilegiou o ensino e a aprendizagem de conceitos. Entretanto, os
Parâmetros Curriculares Nacionais classificam os conteúdos em três grandes categorias: conceituais,
procedimentais e atitudinais. Assinale a alternativa que apresenta uma reflexão correta em relação aos conteúdos
que envolvem o “aprender a fazer” e “o aprender a ser”.
a) Ensinar procedimentos e atitudes é dar as costas aos conceitos.
b) Atitudes e procedimentos são aprendizagens inatas dos sujeitos.
c) Procedimentos e atitudes mobilizam saberes, ou seja, estão em relação direta com os conceitos das disciplinas.
d) Atitudes e procedimentos são conteúdos desejáveis apenas no início do ensino fundamental.

10.A análise das tendências pedagógicas no Brasil mostra a influência dos grandes movimentos educacionais
internacionais, da mesma forma que expressa às especificidades da história política, social e cultural de nosso país.
Vários pesquisadores identificam, na tradição pedagógica brasileira, a presença de grandes tendências:
a) A tradicional e a crítica dos conteúdos.
b) A tradicional, a renovada e a cientificista.
c) A tradicional, a tecnicista e a construtivista.
d) A tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.

gabarito
1-D
2-C
3-A
4-C
5-A
6-B
7-C
8-A
9-C
10-D

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