MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado 2 Concurso Professor De História

 

Para Baixar  em PDF:

Simulado 2 Concurso  Professor De História

 

1. Nos últimos anos, historiadores e antropólogos têm
discutido, questionado e ampliado o conceito de identidade
associando-o à idéia de:
A) psicologia coletiva;
B) circularidade cultural;
C) cultura erudita;
D) apropriação cultural;
E) pluralidade cultural.

2. Na Europa, nos séculos XIV e XV, vê-se eclodir e
prolongar-se uma crise geral da sociedade feudal. Um dos
aspectos dessa crise foi o( a):
A) intensiva exploração da mão-de-obra camponesa para
enfrentar a crise;
B) ausência de guerras entre os senhores feudais graças à
ação da Igreja;
C) aumento da produção agrícola com conseqüente
elevação de preços;
D) excesso de meios circulantes com a exploração de nova
minas;
E) crescimento populacional devido à ausência de
epidemias.

3. Nos séculos XV e XVI a Itália conheceu um extraordinário
desenvolvimento cultural que, posteriormente, alcançou
outras regiões da Europa Ocidental, e ficou conhecido como
Renascimento.
O Renascimento surgiu na Itália, em virtude das condições
favoráveis que essa região apresentava como, por exemplo,
o(a):
A) centralização do poder político nas mãos do monarca;
B) restrição à atuação de homens conhecidos como
mecenas;
C) fortalecimento de uma visão de mundo baseada no
teocentrismo;
D) presença da tradição clássica nas diferentes repúblicas
italianas;
E) desarticulação do monopólio do comércio de especiarias
orientais.

4. No século XVI a unidade da Igreja Católica foi rompida,
devido ao surgimento de novas religiões, num processo que
ficou conhecido como Reforma.
Um dos reformadores, perseguido pelo imperador Carlos V,
defendeu, entre outras, as seguintes idéias: a Bíblia como
fonte de fé e livre exame; salvação obtida exclusivamente
pela fé e uso das línguas nacionais.Trata-se de:
A) Ulrich Zwinglio;
B) João Calvino;
C) Martinho Lutero;
D) Thomas Münzer;
E) Ignácio de Loyola.

5. Na Inglaterra, a Revolução Gloriosa (1688-1689):
A) delimitou o poder monárquico;
B) estabeleceu uma república ditatorial;
C) ampliou o poder do rei;
D) isolou a burguesia do poder;
E) ampliou o poder da Igreja.

6. No livro Cidades Negras há uma análise das irmandades
religiosas e das festas realizadas nas cidades coloniais
brasileiras. Nas festas, geralmente, apareciam cucumbis.
Sobre os cucumbis pode-se afirmar que:
I. representavam a luta entre cristãos e islâmicos e seus
participantes eram vestidos de marinheiros.
II. impediam a participação de negros, escravos ou libertos,
pois representavam uma manifestação cultural da colônia
portuguesa.
III. desfilavam pela cidade dançando, entoando canções
africanas e tocando instrumentos como ganzás,
tambores e berimbaus.
IV. eram grupos de negros africanos, vestidos com coletes,
calças e saias curtas e muito coloridas.
Dos itens acima mencionados, apenas:
A) I está correto;
B) I e II estão corretos;
C) II está correto;
D) III está correto;
E) III e IVestão corretos.

7. No Brasil, rebeliões e revoltas contra o domínio português
ocorreram desde o século XVII. A historiografia
tradicionalmente denominou esses movimentos de
Nativistas. Como exemplos, pode-se citar a Revolta de
Beckman e a dos Emboabas. Outro exemplo, ocorrido em
Pernambuco, em 1710, é a:
A) Revolução Praieira;
B) Revolta dos Malês;
C) Guerra dos Mascates;
D) Revolução Farroupilha;
E) Revolta dosAlfaiates.

8. Na segunda metade do século XVIII, teve início, na
Inglaterra, um processo de desenvolvimento industrial que
recebeu o nome de Revolução Industrial. Uma das
conseqüências desse processo foi a( o):
A) decréscimo populacional devido, em parte, às
modificações nas técnicas;
B) ruína dos artesãos devido ao novo modo de produção;
C) diminuição da divisão do trabalho nas novas unidades de
produção;
D) ampliação do processo de ruralização da sociedade;
E) diminuição das desigualdades sociais e econômicas.

9. Na primeira fase da Revolução Francesa, denominada de
Assembléia Nacional Constituinte (1789-1791):
I. ocorreu a abolição dos privilégios feudais.
II. ocorreu o predomínio da Gironda.
III. foi elaborada a Constituição Civil do Clero.
IV. foram organizados o Comitê de Salvação Pública e o de
Segurança Geral.
Das opções acima apresentadas:
A) somente I está correta;
B) somente I e II estão corretas ;
C) somente I e III estão corretas;
D) somente II e IVestão corretas;
E) somente IVestá correta.

10. Em 1812, verifica-se o início do declínio napoleônico
com, entre outros fatores, o (a):
A) conspiração dos Iguais liderada por Babeuf;
B) decretação do Bloqueio Continental;
C) derrota na Batalha de Waterloo;
D) desastre militar na Rússia;
E) realização do Congresso de Viena.
1-e
2-a
3-d
4-c
5-a
6-e
7-c
8-b
9-c
10-d

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário