MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado 20 Concurso Professor De Português

Para Baixar em PDF:

Simulado 20 Concurso Professor De Português

1.As questões de 1 a 2 referem-se ao fragmento de texto a
seguir:
“Um novo laboratório a ser construído em
Valinhos, no interior paulista, será o primeiro do
país a testar indivíduos para verificar se são
capazes de suportar viagens espaciais. O
segundo astronauta brasileiro, porém, não será
um humano, e sim um microorganismo. Como
ainda não foi encontrado nenhum planeta
similar à terra no universo…

O conectivo como anteposto estabelece, com o que
lhe segue, uma relação lógico-semântica de
a) consecução.
b) condição.
c) causa.
d) comparação.
e) concessão.
2.O elemento como, acima mencionado, pode ser
substituído, sem prejuízo lógico-semântico, por
todas as locuções conjuntivas abaixo, EXCETO por
a) já que.
b) desde que.
c) dado que.
d) posto que.
e) visto que.

3.Assinale a alternativa que apresenta a ordem
numérica correta em relação aos fragmentos
abaixo, de modo a se obter um texto coerente.
1. Os lançamentos estão sendo tratados à moda
antiga por suas respectivas gravadoras, com
a mesma pompa dos tempos em que a
indústria vendia muitos discos e, de volta,
tinha bom dinheiro para gastar com eles.
2. Nos três casos, investimentos saltam aos
olhos já nos encartes – seja pela qualidade
gráfica, seja pelo desfile de nomes estrelados
nas fichas. Produtores “hypados” foram
escalados, nomes consagrados assinam
parcerias, astros internacionais fazem
duetos, fotógrafos de moda clicam as capas.
3. E o resultado musical ficou abaixo da crítica.
4. Um grande investimento técnico agrega valor
artístico a um disco a ponto de torná-lo bom?
Cada um a sua maneira, os novos CDs da
veterana Ana Carolina e das novatas Ana
Cañas e Maria Gardú respondem – com um
“não” – a essa pergunta.
5. Ao que parece, mais do que buscar
afinidades reais entre as cantoras, seus
convidados e equipes técnicas, a
preocupação aqui parece ter sido conquistar
a credibilidade por meio da ostentação de
grifes.
A ordem correta dos fragmentos é
a) 1 – 5 – 3 – 2 – 4.
b) 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
c) 1 – 4 – 5 – 3 – 2.
d) 4 – 1 – 2 – 5 – 3.
e) 1 – 5 – 4 – 2 – 3.

4.Assinale a alternativa INCORRETA quanto às
características das funções da linguagem, segundo
Jakobson.
a) Função metalinguística: está centrada no emissor e
traduz uma emoção.
b) Função referencial: está centrada no conhecimento
sobre o objeto (contexto).
c) Função fática: está centrada no canal com vistas a
testar o contato.
d) Função conativa: está centrada no destinatário e visa à
persuasão.
e) Função poética: está centrada na mensagem
independentemente dos objetos.
5.Leia atentamente a definição a seguir:
Mediana: s.f. Geom. Num triângulo, seguimento de
reta que une um vértice ao meio do lado oposto.

A definição acima é um exemplo de função
a) fática
b) referencial.
c) conativa.
d) poética.

6.A questão 6 refere-se ao texto1.

Texto 1
A RAPOSA E O CACHO DE UVAS
Esopo
Uma raposa faminta, ao ver cachos de uva suspensos em
uma parreira, quis pegá-los, mas não conseguiu.
Então, afastou-se ela, dizendo: “Estão verdes.”
Assim também, alguns homens, não conseguindo realizar
seus negócios por incapacidade, acusam as
circunstâncias.
Em relação ao gênero, o texto 1 pode ser
caracterizado como
a) paródia, pois se trata de uma imitação de conduta
moral por meio de animais.
b) parábola, pois se trata de uma narração alegórica com
alteração de idéias originais.
c) fábula, pois se trata de uma história que utiliza animais
para criticar condutas morais do ser humano.
d) provérbio, pois se trata de sentença de caráter popular
que expressa uma realidade de ordem superior.
e) aforismo, pois se trata de uma sentença breve que
aborda temas de caráter moral do ser humano.

7.As questões 7 e 8 referem-se ao texto 2:

Texto 2
A RAPOSA E AS UVAS
De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de
quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal
do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral
que descia por um precipício a perder de vista.
Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto,
cachos de uvas maravilhosas, uvas grandes,
tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o
focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou
de novo, não conseguiu. Descansou, encolheu mais
o corpo, deu tudo o que tinha, não conseguiu nem
roçar as uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo
entre dentes, com raiva: “Ah, também, não tem
importância. Estão muito verdes.” E foi descendo,
com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra
enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local
em que estavam cachos de uva, trepou na pedra,
perigosamente, pois o terreno era irregular e havia
risco de despencar, esticou a pata e…Conseguiu!
Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro.
E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes!

O conteúdo do texto acima pode ser associado ao
provérbio
a) “Quem corre cansa.”
b) “Santo de casa não faz milagre.”
c) “Deus ajuda quem cedo madruga.”
d) “Quem não arrisca não petisca.”
e) “A caravana passa e os cães ladram.”

8.O texto acima se caracteriza como
a) uma parábola.
b) uma paródia.
c) uma máxima.
d) uma paráfrase.
e) um aforismo.

9.As questões 9 e 10 referem-se aos textos 1 e 2.
Assinale a alternativa correta quanto ao que se
pode afirmar sobre os textos 1 e 2.
a) Em ambos a raposa assume a sua frustração.
b) Em ambos é evidente a sagacidade da raposa.
c) Em ambos é evidente a persistência da raposa.
d) Em ambos a raposa desdenha das uvas.
e) Em ambos a raposa se apresenta faminta.

10.Em relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que o
a) texto 2 apresenta intertextualidade implícita.
b) texto 2 apresenta intertextualidade explícita.
c) texto 1 apresenta intertextualidade implícita.
d) texto 1 apresenta intertextualidade explícita.
e) elemento “intertextualidade” não se aplica a ambos.

gabarito
1-c
2-b
3-d
4-a
5-e
6-c
7-d
8-b
9-e
10-a

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário