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Simulado  3 Concurso  Professor De História

 

1. Com relação à historiografia moderna, considere as
seguintes afirmações.
I. Leopold von Ranke, um dos principais expoentes do
historicismo alemão no século XIX, considerava a
história uma forma de ciência ocupada em relatar o
passado tal como efetivamente ocorreu,
desconsiderando os elementos artísticos em sua
narrativa.
II. Jules Michelet, pertencente à chamada “escola
metódica” francesa iniciada na Terceira República,
preconizava a distância entre passado e presente e
o apagamento dos traços subjetivos do historiador
na elaboração do seu relato histórico.
III. Estudioso da história da civilização na Inglaterra,
Henry Thomas Buckle defendia a incorporação de
elementos das ciências naturais no estudo da
história por considerar a influência exercida pelas
“leis físicas” sobre a organização das sociedades.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D)Apenas I e II.
(E) Apenas II e III.

2. Sobre a historiografia brasileira nos séculos XIX e
XX, assinale a alternativa correta.
(A) Criado no mesmo ano de fundação do Instituto
Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Arquivo
Público do Império atuava, desde sua criação, na
organização e na guarda exclusiva dos documentos
históricos coletados pelos membros do IHGB.
(B) Com a instituição da Academia Brasileira de Letras,
estabeleceu-se no Brasil a distinção de campos
disciplinares entre a história e a literatura,
obrigando historiadores e literatos a fazerem parte
da agremiação mais condizente com sua atuação
letrada.
(C) A tradição do ensaio histórico nas primeiras
décadas do século XX reforçou os padrões da crítica
documental estabelecidos pela historiografia
imperial, em detrimento de uma abordagem
sintética sobre o processo de formação histórica do
Brasil.
(D) Na década de 1930, a criação das universidades e a
concomitante implementação de Programas de PósGraduação
em História contribuíram para a
consolidação e para o desenvolvimento teórico da
disciplina.
(E) A produção historiográfica sul-rio-grandense pode
ser caracterizada pela distinção entre uma matriz
platina, que situa o Rio Grande do Sul dentro do
processo histórico na região do Prata, e uma matriz
lusitana, que enfatiza a influência da cultura
portuguesa.

3. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as
seguintes afirmações, relativas à historiografia no
século XX.
( ) Fundado em 1929 por Marc Bloch, Lucien
Febvre e Fernand Braudel, o movimento
historiográfico ligado à revista Annales d’histoire
économique et sociale propunha uma abordagem na
qual dialogassem diversos campos das ciências
sociais, como a economia, a geografia, a sociologia
e a psicologia social.
( ) Nova história é o termo utilizado para se referir
ao grupo de historiadores norte-americanos que no
começo do século XX procurou renovar os estudos
historiográficos a partir da ampliação dos temas de
pesquisa para além da história política e
constitucional.
( ) A chamada Escola de Cambridge, tendo como
expoente teórico o historiador Quentin Skinner,
caracteriza-se como uma corrente da história
intelectual voltada para o estudo das ideias
filosóficas, considerando-as como ideias perenes
independentes dos autores que as elaboraram.
( ) A preocupação com as variações na escala de
observação dos objetos históricos, bem como a
consideração do caráter irredutível da ação
individual em relação às regras sociais e a atenção
ao papel das contradições sociais que engendram
mudanças na sociedade são características da Microhistória
de origem italiana.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
(A) V – V – V – F.
(B) V – F – V – F.
(C) V – F – F – V.
(D)F – V – F – V.
(E) F – F – V – V.
4. Assinale a alternativa que apresenta corretamente
os elementos imprescindíveis para a pesquisa
histórica contemporânea.
(A) Elaboração de projeto, aprovação em comitê de
ética, designação de equipe.
(B) Localização de fontes históricas, recorte
cronológico, definição de um problema de
pesquisa.
(C) Delimitação temática, autorização jurídica,
aprovação de financiamento.
(D)Registro em universidade, enumeração dos
objetivos, levantamento bibliográfico.
(E) Crítica documental, elaboração de hipótese,
fontes manuscritas.

5. No bloco superior, abaixo, estão listados cinco
nomes de abordagem historiográfica ou de técnica
de pesquisa; no inferior, a descrição de quatro
delas.
Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.
1. Paleografia
2. Cliometria
3. Heurística
4. Prosopografia histórica
5. Demografia histórica
( ) Pesquisa quantitativa de séries econômicas a
partir de modelos matemáticos.
( ) Localização e organização do acervo de fontes
históricas.
( ) Estudo das formas antigas de escrita,
considerando sua datação e decifração.
( ) Investigação a partir de análises de carreira ou
de biografias coletivas.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
(A) 2 –3 – 1 – 4.
(B) 2 –3 – 1 – 5.
(C) 3 –1 – 4 – 5.
(D)3 –2 – 1 – 4.
(E) 4 –1 – 3 – 2.

6. Com relação à noção de documento histórico, à
noção de arquivo e aos espaços de atuação dos
historiadores no Brasil contemporâneo, considere as
seguintes afirmações.
I. Assim como os métodos e técnicas de pesquisa são
historicamente definidos, a compreensão do que é
um documento histórico depende do contexto e da
sociedade em que o historiador atua.
II. A noção de arquivo histórico é restrita ao acervo no
qual são conservados documentos de caráter público
produzidos há pelo menos 30 anos, desde que seu
acesso seja garantido pela legislação referente ao
acesso à informação.
III. A atuação dos historiadores em arquivos não é
recomendada em função de interdições legais que
exigem a formação em Arquivologia para o trabalho
de organização e manutenção de acervos.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D)Apenas I e II.
(E) Apenas I e III.

7. Considerando a experiência colonial portuguesa na
América entre os séculos XVI e XVII, assinale o fato
INCORRETO.
(A) O deslocamento da iniciativa privada para a
iniciativa real no processo de ocupação e
exploração do território americano.
(B)A concentração populacional centrada na região
costeira do continente, caracterizada pela
adequação climática e pela facilidade de
transporte.
(C) A lenta organização da instituição eclesiástica na
colônia a partir da criação, em 1551, do bispado
da Bahia e da prelazia do Rio de Janeiro, em
1576.
(D) O caráter exitoso da exploração de metais
preciosos nas capitanias localizadas nas regiões
sul e sudeste do território, convertendo-se em
principal atividade econômica do período.
(E) A existência de conflitos de jurisdição envolvendo
diferentes órgãos da administração colonial,
caracterizando a fraqueza da unidade jurídica da
Coroa portuguesa.

8. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as
seguintes afirmações, a respeito da história do
Brasil colonial.
( ) Inseridas na lógica do sistema capitalista global,
as elites mercantis locais não criaram mecanismos
de acumulação de capitais, sendo todo o excedente
econômico exportado para a metrópole segundo os
critérios do “pacto colonial”.
( ) As elites coloniais brasileiras desempenharam
um papel secundário na administração pública, pois
foi vetado a elas o acesso aos ofícios e cargos que
eram exclusivos aos portugueses enviados da
metrópole.
( ) Distante da ideia de um Estado absolutista
centralizador, a atuação colonial do Império
ultramarino português foi marcada pela
multiplicidade, por vezes contraditória, de instâncias
administrativas, divididas espacial e setorialmente.
( ) Na dinâmica administrativa portuguesa, além da
circulação de colonos e de mercadorias, constata-se
a circulação de indivíduos ocupados com cargos de
governança, como governadores que, não raro,
atuaram em mais de uma região colonial.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
(A) V – F – V – F.
(B) V – F – F – F.
(C) F – V – F – V.
(D)F – F – V – F.
(E) F – F – V – V.

9. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação
correta com relação à história da América
portuguesa no século XVIII.
(A) Além do fato de não terem sido instituídas
universidades na colônia pela Coroa portuguesa,
tampouco foi permitida a criação de agremiações
literárias no ambiente colonial, encaradas como
nocivas à dominação imperial portuguesa.
(B)Desde a primeira metade do século,
desenvolveu-se em Portugal uma República das
Letras que resultou na fundação da Academia
Real de História em 1720, com importante
repercussão para a historiografia luso-brasileira.
(C) O mundo letrado setecentista caracterizou-se
pelo desenvolvimento de uma literatura
autônoma, distinta de outras formas discursivas,
tais como a história e a retórica jurídica, e
também pelo surgimento de um vigoroso
sentimento nacional brasileiro.
(D)Marcada pelos ideais iluministas da Revolução
Francesa, a Reforma Pombalina teve profundo
impacto na racionalização da administração
colonial portuguesa e, com a expulsão dos
jesuítas, em seu sistema de ensino.
(E) Caracterizado pelo fechamento cultural em
relação às discussões letradas que definiram o
Iluminismo europeu, o ambiente intelectual na
colônia foi avesso à incorporação de ideais
estrangeiros, mantendo-se preso à compreensão
de mundo oferecida pelo barroco ibérico.

10. Sobre a história da fronteira sul na América
portuguesa entre os séculos XVII e XVIII, considere
as seguintes afirmações.
I. Após o fim da União Ibérica, as disputas territoriais
ocorridas na região sul ficaram restritas aos
interesses dos agentes luso-brasileiros e hispanoamericanos,
marcadas por confrontos bélicos e
acordos diplomáticos.
II. O tratado de Madri (1750) assumiu o recurso do uti
possidetis e garantiu aos portugueses a posse dos
territórios ocupados desde o século XVII, definindo
os atuais limites geográficos do estado do Rio
Grande do Sul.
III. O porto da Colônia de Sacramento, com
significativas conexões atlânticas, funcionou como
uma importante praça de contrabando de escravos
africanos que abastecia a região platina.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D)Apenas I e III.
(E) Apenas II e III.
Gabarito
1-C
2-E
3-D
4-B
5-A
6-A
7-D
8-E
9-B
10-C

Simulado 3Concurso Professor De História

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