MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado 9 Concurso Professor De História

 

Para Baixar Em Pdf:

Simulado 9 Concurso  Professor De História

1. Na maioria das civilizações da Antiguidade, as
religiões eram politeístas, isto é, fundamentavam-se
na crença em dezenas de divindades ligadas à agricultura,
à fertilidade, etc.
Em uma delas, no entanto, sobreviveu a crença em um
único Deus, que não podia ser representado por está-
tuas e cujo nome, por sua santidade, não podia sequer
ser pronunciado.
Assinale a alternativa que identifica esta civilização.
a. ( ) Hebraica
b. ( ) Egípcia
c. ( ) Fenícia
d. ( ) Cretense
e. ( ) Babilônica
2. Assinale a alternativa correta sobre a Guerra do
Contestado.
a. ( ) Tratou-se de uma guerra civil entre as forças
militares do Paraná e Santa Catarina pelo território
conhecido como “Contestado”.
b. ( ) Foi uma luta sangrenta, ocorrida durante a
República Velha, em que tropas estaduais e
do Governo Federal enfrentaram grupos de
sertanejos empobrecidos e sem-terra, guiados
por líderes messiânicos.
c. ( ) Foi um desastre social sertanejo em Santa
Catarina. Tropas vindas do Paraná, que disputava
o território com o nosso Estado, atacaram
a região e dizimaram a população camponesa.
d. ( ) Foi motivada pela invasão do território catarinense
e paranaense por jagunços oriundos do
Rio Grande do Sul.
e. ( ) Foi uma luta entre as tropas governamentais
catarinenses e indígenas que habitavam a
região do Contestado, liderados por três monges,
João Maria de Agostini, João Maria de
Jesus e José Maria.

3. Jerusalém, berço das três grandes religiões monoteístas
da história, umbigo do mundo, foi centenas de
vezes invadida, destruída e reconstruída. No período
medieval, a conquista dessa cidade foi o objetivo
declarado de grandes expedições da cristandade
europeia que pretendiam expulsar os muçulmanos
dos lugares santos.
Essas expedições são conhecidas como:
a. ( ) Cruzadas.
b. ( ) Cruzadas do Ocidente.
c. ( ) Guerra de Reconquista.
d. ( ) Expansão Marítima.
e. ( ) Drang Nach Osten.
4. Muitas das línguas hoje faladas como o português,
o espanhol, o romeno, o italiano e o francês são
conhecidas como línguas românicas ou neolatinas.
Assinale a alternativa que indica um dos fatores responsáveis
pela divisão do Império Romano do Ocidente,
fato que ,entre outras consequências, motivou a fragmentação
linguística e a formação desses idiomas.
a. ( ) Guerras Púnicas
b. ( ) Guerras do Peloponeso
c. ( ) Invasões dos povos bárbaros
d. ( ) Formação do império romano
e. ( ) Tomada de Jerusalém pelos Turcos Seldjúcidas
5. As descobertas das Ilhas dos Açores e da Madeira,
a passagem pelo Cabo das Tormentas e a descoberta
do caminho marítimo para a Índia, em 1498, são feitos
das navegações:
a. ( ) Espanholas.
b. ( ) Portuguesas.
c. ( ) Holandesas.
d. ( ) Francesas.
e. ( ) Inglesas.

6. Os versos abaixo são atribuídos a Luís de Camões,
considerado uma das maiores figuras da literatura
portuguesa.
As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
[…]
Os Lusíadas. Camões.
Camões, Dante Alighieri e Shakespeare estão entre os
autores de um movimento cultural que marca a passagem
do mundo medieval para o da Idade Moderna.
Assinale a alternativa que identifica esse movimento.
a. ( ) Reforma
b. ( ) Simbolismo
c. ( ) Parnasianismo
d. ( ) Pré-Modernismo
e. ( ) Renascimento Cultural
7. No contexto da Expansão Napoleônica, o governo
português transferiu-se para o Brasil.
Está entre as medidas tomadas na antiga Colônia, pelo
Príncipe Regente:
a. ( ) A assinatura do Tratado de Comércio e
Navegação que beneficiava, com taxas favorecidas
de importação, o comércio inglês.
b. ( ) A abertura dos portos às nações amigas,
exceto à Inglaterra, que foi proibida de comerciar
com a colônia.
c. ( ) A criação do monopólio comercial que entregava
aos ingleses a exclusividade do comércio
com o Brasil.
d. ( ) O Pacto Colonial, que proibia à colônia o
comércio com outros países além de Portugal.
e. ( ) A dissolução do Reino Unido do Brasil, Portugal
e Algarves.

8. Na carta abaixo, frei Bartolomé de Las Casas relata
ao imperador espanhol Carlos I a maneira pela qual os
indígenas americanos estavam sendo convertidos ao
cristianismo.
“Se procura índios para que de maneira dócil, mansa,
tranquila e humana, e de forma cristã possa instruí-los
na palavra de Deus e por seu trabalho trazê-los ao
rebanho de Cristo, imprimindo o manso Cristo em
suas mentes, realiza a obra de um apóstolo e receberá
uma imperecível coroa de glória de nosso cordeiro
sacrificado. No entanto, aqueles que agem pela
espada, fogo, massacres, trapaça, violência, tirania,
crueldade e uma desumanidade pior do que a bárbara,
destruindo e saqueando povos totalmente inofensivos,
que estão prontos a renunciar ao mal e receber
a palavra de Deus, esses são filhos do demônio e os
mais horríveis saqueadores de todos. Cristo disse: “O
meu jugo é suave e o meu fardo é leve” […]
Bartolomé de Las Casas.
Em defesa dos índios.
Carta. 1548. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. USP. Disponível
em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentosanteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-dasNa%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/bartolome-de-las-casasem-defesa-dos-indios-c-1548m.html.
Leia a carta e examine as afirmativas abaixo:
1. Las casas justifica os meios empregados pelos
cristãos europeus na catequização dos nativos
americanos, por entender que eles são filhos
do demônio.
2. O autor entende que os indígenas deveriam
ser catequizados de maneira dócil e pacífica e
não pela violência.
3. O autor descreve a selvageria dos conquistadores
espanhóis da América.
4. Bartolomé de Las Casas relata que a violência
dos espanhóis se justifica pela belicosidade
dos indígenas e a sua teimosia em não aceitar
o cristianismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

9. Unidade básica de produção da primeira grande
atividade agrícola brasileira no período colonial. Era
fundamentada no trabalho escravo e sua produção
destinava-se ao mercado externo.
a. ( ) Feudo
b. ( ) Engenho
c. ( ) Manso Senhorial
d. ( ) Senzala
e. ( ) Lavra
10. Trata-se da primeira estrofe da Marseillaise
(A Marselhesa), canção revolucionária composta por
um oficial do exército e que se tornou o hino nacional
da França.
“Allons enfants de la Patrie
Le jour de gloire est arrivé
Contre nous de la tyrannie
L’étendard sanglant est levé
L’étendard sanglant est leve”
Podemos identificar entre os episódios do movimento
revolucionário durante o qual a Marselhesa se tornou
uma canção popular:
1. Proclamação da Assembleia Nacional.
2. A queda da Bastilha.
3. Aprovação da Constituição Civil do Clero.
4. O Reino do Terror.
5. O Golpe do 18 Brumário.
Assinale a alternativa que indica os episódios que efetivamente
ocorreram durante aquele movimento.
a. ( ) Apenas os episódios 1, 2 e 3.
b. ( ) Apenas os episódios 1, 2 e 4.
c. ( ) Apenas os episódios 2, 4 e 5.
d. ( ) Apenas os episódios 1, 2, 3 e 5.
e. ( ) Os episódios 1, 2, 3, 4 e 5.

Gabarito
1-A
2-B
3-A
4-C
5-B
6-E
7-A
8-C
9-B
10-E

 

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário

Ei! Cursos Gratuitos!

Todos os Cursos possuem CERTIFICADOS! Utilize para:

Horas Complementares;
Provas de Títulos em Concursos e Seleções;
Progressão no Emprego;
Outros;