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Simulado 9 Concurso Professor De Quimica

 

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Simulado 9 Concurso  Professor De Quimica

1) À medida que os cientistas começaram a desenvolver métodos para uma
investigação mais detalhada da natureza da matéria, observou-se que o átomo
poderia ter uma estrutura mais complexa.
Sobre a estrutura atômica, enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I,
relacionando o modelo atômico com as observações experimentais que sustentam o
modelo.
COLUNA I COLUNA II
( 1 ) Dalton ( ) Tais radiações são rápidas, porém, muito
mais compactas e combina-se com
elétrons para formar átomos de hélio.
( 2 ) Thomson ( ) Todos os átomos de um dado elemento
são idênticos e átomos de diferentes
elementos são diferentes e têm diferentes
propriedades.
( 3 ) Rutherford ( ) Quanto mais baixa a energia do elétron, ou
seja, mais negativa a energia, mais estável
será o átomo.
( 4 ) Bohr ( ) Mediu-se de maneira quantitativa os
efeitos de campos elétricos e magnéticos
no jato fino de elétrons que passava
através de um orifício em um eletrodo
carregado positivamente

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
a) 1, 3, 4 e 2.
b) 3, 1, 4 e 2.
c) 3, 1, 2 e 4.
d) 2, 1, 3 e 4.
e) 4, 2, 1 e 3.

2) Existem várias teorias para a classificação das substâncias ácidas e básicas.
Com relação à teoria ácido base de Brönsted-Lowry, assinale a alternativa
CORRETA.
a) A água permite distinguir a força dos ácidos sulfúrico e nítrico.
b) A força de uma base conjugada é tanto maior quanto for a força do ácido.
c) O íon hidrônio é, em solução aquosa, o ácido mais fraco que pode existir.
d) O ácido e a base mais fracos reagem para formar o ácido e a base mais fortes.
e) A água reage completamente com uma base mais forte que o íon OH-
formando o íon OH-.

3) Os trabalhos de Planck e Einstein abriram caminhos para a compreensão de
como os elétrons são distribuídos nos átomos.
Sobre os estudos que chegaram ao desenvolvimento de um modelo atômico atual é
INCORRETO afirmar que
a) de Broglie afirmou que, se a energia radiante pudesse se comportar como um
feixe de partículas, a matéria poderia possivelmente mostrar propriedades de
onda.
b) Heisenberg afirmou que, é impossível, para partículas como o elétron, conhecer
de maneira simultânea o seu exato momento, assim como sua posição no espaço.
c) Bohr introduziu a definição de um único número quântico que faz uma descrição
sobre a energia do elétron em relação ao núcleo do átomo.
d) o modelo da mecânica quântica sugere que o elétron se encontra em órbita em
torno do núcleo e que o elétron pode absorver ou emitir energia.
e) segundo o princípio de exclusão de Pauli, os orbitais são preenchidos em ordem
crescente de energia, com não mais que dois elétrons por orbital.

4) A forma espacial de uma molécula é determinada por seus ângulos de ligação,
formado pelas “linhas” que unem os núcleos dos átomos na molécula. Podemos
prever qual é a geometria de uma molécula a partir dos modelos teóricos de ligação
química como, por exemplo, o modelo de Repulsão do Par de Elétrons no Nível de
Valência (RPENV).
Sobre a geometria da molécula e suas teorias de ligação assinale com V as
afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nas ligações químicas os elétrons dos pares não ligantes exercem
forças repulsivas maiores que os elétrons ligantes e, portanto, tendem a
comprimir os ângulos de ligação.
( ) Quando um átomo central tem sete elétrons de valência e três átomos
ligantes a geometria molecular é chamada “geometria de gangorra”.
( ) Na molécula Cl2CO, tendo como átomo central o carbono, a geometria
da molécula é trigonal plana, porém, seus ângulos de ligação não são
idênticos.
( ) Na molécula de etileno (C2H4), após a hibridização, cada átomo de
carbono terá orbitais híbridos do tipo sp para formar ligações σ com outro
carbono e um hidrogênio.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
a) F, V, V, F.
b) V, F, V, V.
c) F, V, F, V.
d) V, F, V, F.
e) V, F, F, V.

5) As medidas de laboratório têm uma incerteza que é conhecida como erro
experimental.
Indique a opção CORRETA sobre os erros em Química Analítica:
a) O efeito acumulativo das incertezas faz com que a média das medidas flutue em
torno do valor “verdadeiro”.
b) O erro determinado não é reprodutível mesmo que o experimento seja conduzido
exatamente da mesma maneira.
c) Os descuidos cometidos na amostragem causam a diminuição do desvio padrão
de um conjunto de medidas.
d) Os erros aleatórios são provocados por variáveis controláveis dos métodos
analíticos.
e) Os erros sistemáticos não possuem influência sobre a exatidão dos valores da
medida.

6) Os riscos de acidentes podem ser diminuídos recomendando providenciar áreas
separadas para estocagem de produtos químicos incompatíveis (produtos podem
reagir e criar uma condição de perigo devido a esta reação).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da
incompatibilidade entre as substâncias.
COLUNA I COLUNA II

1. Ácido nítrico concentrado ( ) Mercúrio, fluoreto de hidrogênio,
hipoclorito de cálcio, cloro e bromo.
2. Amônia anidra ( ) Ácido acético, sulfeto de hidrogênio,
líquidos e gases inflamáveis, ácido
crômico e anilina.
3. Permanganato de potássio ( ) Acetileno e peróxido de hidrogênio.
4. Cobre ( ) Ácido sulfúrico, glicerina e etilenoglicol.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.
a) 2, 1, 4 e 3.
b) 4, 1, 2 e 3.
c) 3, 2, 1 e 4.
d) 1, 3, 4 e 2.
e) 2, 4, 3 e 1.

7) Dentre os equipamentos presentes no laboratório de química as vidrarias são
extremamente importantes por serem indispensáveis e específicas de acordo com os
métodos experimentais empregados.
Com relação a algumas vidrarias empregadas nos laboratórios, enumere a COLUNA
II com a COLUNA I relacionado as vidrarias com suas principais aplicabilidades.
COLUNA I COLUNA II
( 1 ) Kitassato ( ) Instrumento aplicado na correta
dosagem volumétrica de algum
reagente em processos
denominados de titulações.
( 2 ) Pipeta volumétrica ( ) Instrumento aplicado para efetuar
filtrações à Vácuo.
( 3 ) Bureta ( ) Instrumento aplicado para efetuar
titulações, dissolução de
substâncias e misturas reacionais.
( 4 ) Erlenmeyer ( ) Instrumento aplicado na
transferência precisa de volumes
de líquidos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.
a) 1, 3, 4 e 2.
b) 3, 1, 4 e 2.
c) 3, 1, 2 e 4.
d) 2, 1, 3 e 4.

8) Uma solução aquosa de nitrito de potássio (KNO2) foi preparada pela dissolução
completa de 17 g do sal em 20 mL de água destilada contida num béquer de 100 mL.
A solução preparada foi então transferida para um balão volumétrico de 200 mL e
completado o seu volume com água destilada.
Com relação ao preparo dessa solução, assinale a alternativa CORRETA.
a) A concentração final da solução presente no balão é igual a 1,0 mol.L-1.
b) A solução do béquer é dez vezes mais concentrada que a solução do balão.
c) A solubilidade do nitrito de potássio é igual à concentração da solução do béquer.
d) A adição de 80 mL de água destilada à solução do béquer faz com que sua
concentração fique igual à concentração da solução no balão.
e) A adição de 3 g do sal à solução do balão torna a concentração da solução igual à
concentração da solução preparada no béquer.
e) 4, 2, 1 e 3.

9) A confiabilidade de uma análise química requer, dentre outros fatores, reagentes
e soluções com purezas conhecidas.
Sobre as regras que devem ser observadas para prevenir a contaminação acidental
de reagentes e soluções um estudante fez as seguintes afirmações:
I – Ao utilizar um reagente de grau analítico não devemos ficar com a tampa do
reagente na mão e sim na bancada com a “boca” voltada para baixo garantido que a
umidade das mãos não contamine o reagente.
II – Devemos tampar todo e qualquer frasco imediatamente após a retirada do produto
químico.
III – Vidrarias que foram utilizadas no preparo de soluções constituídas por metais
pesados devem ser submetidas a banho ácido a fim de retirar o contaminante.
IV – As vidrarias utilizadas no preparo de solução diluída de HCl deve ser esterilizada
por temperatura.
Sobre as afirmações do estudante estão CORRETAS as afirmativas
a) I e III apenas.
b) I e IV apenas.
c) II e III apenas.
d) II e IV apenas.
e) III e IV apenas.

10) A produção industrial de ferro metálico envolve duas reações químicas principais,
cujas equações químicas, não-balanceadas, estão representadas abaixo:
Reação I: C (s) + O2 (g)  CO (g)
Reação II: Fe2O3 (s) + CO (g)  Fe (s) + CO2 (g)
O monóxido de carbono produzido na combustão do carvão (Reação I) é consumido
na redução do minério de ferro (Reação II).
Considerando estas duas reações e que o carvão tenha um teor de carbono de 90%,
qual a massa, em quilogramas, de ferro metálico obtida a partir da combustão de
0,5 Kg de carvão e redução de 1 Kg de minério de ferro com 80% de óxido de
ferro (III)?
a) 0,28.
b) 0,44.
c) 0,56.
d) 0,60.
e) 0,90.

Gabarito

1-B
2-E
3-D
4-D
5-A
6-A
7-B
8-A
9-C
10-C

 

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