MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado Concurso Professor de Artes

prof de artes

BAIXAR

Baixe também materiais de Conhecimentos Pedagógicos:

http://questoesconcursopedagogia.com.br/ 

Material completo concurso professor de Artes:

https://simuladosquestoes.com.br/concursoprofessor/artes

Simulado Professor de Artes

1. No período arcaico nota‐se a influência do Egito nas obras produzidas pelos escultores gregos. A escultura desse período representava figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas, apresentando a simetria natural do corpo humano. Este tipo de escultura é chamado:
a) Louros.
b) Tauros.
c) Kouros.
d) Mouros.

2. Considerado as imagens anteriores, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A primeira imagem “A Morte de Marat”, de Jacques‐Louis David, representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa.
( ) A obra “A Morte de Marat”, de David, pertence ao estilo Barroco.
( ) O artista Jaques‐Louis David é o maior representante da pintura neoclássica.
( ) As imagens “A Morte de Marat” e a “Marat (Sebastião)” são obras consideradas contemporâneas.
( ) Jaques‐Louis David foi considerado um dos pintores holandeses mas influentes, cuja arte se destinava ao povo, não às galerias.
A sequência está correta em
a) F, F, V, V, F.
b) V, F, V, F, F.
c) V, V, F, F, V.
d) F, V, F, V, V.

3. A Vênus de Willendorf, escultura em pedra datada aproximadamente 24 mil anos atrás, foi encontrada em 1908. A escultura representa uma figura feminina com seios volumosos e ventre saltado. A Vênus de Willendorf foi encontrada em
a) Bordéus – França.
b) Willendorf – Áustria.
c) Willendorf – Inglaterra.
d) Cambridge – Inglaterra.

4. A pintura gótica desenvolveu‐se nos séculos XIII e XIV e início do século XV, quando começou a ganhar novas características que anunciavam o Renascimento. Um dos mais importantes pintores do final do século XIII e início do século XIV, autor da obra “A lamentação” (1303‐1305) foi o florentino:
a) Jan Van Eyck.
b) Agnolo Bronzino.
c) Peter Paul Rubens.
d) Giotto di Bondone.

5. Graças à arqueologia, a arte produzida pelo homem pré‐histórico pode ser conhecida e analisada. Em relação à arte pré‐histórica, é correto afirmar que
a) os artistas pré‐históricos produziram esculturas somente em pedra por ser o material disponível na época.
b) no período paleolítico foram desenvolvidas técnicas como a tecelagem, a cerâmica e a construção de moradias.
c) as mãos em negativo são um dos primeiros registros deixados pelos nossos ancestrais no período da pré‐história chamado paleolítico.
d) os artistas pré‐históricos representaram nos desenhos e pinturas de animais, utilizando a imaginação para idealizar os seres da natureza.
Você errou! Resposta: cResponder

6. O Egito nos deixou uma riquíssima produção cultural, destacando o aspecto religioso que tudo orientava. Durante o reinado de Ramsés II, no século XIII a. C., foram construídos dois templos, dedicados à deusa Hator, como forma de demonstrar todo poder político do faraó, com estátuas gigantescas e imensas colunas comemorativas de suas conquistas. Os templos construídos durante o reinado de Ramsés II foram
a) o templo de Carnac e o templo de Luxor.
b) o templo de Ramsés II e o templo de Carnac.
c) o templo de Abu‐Simbel e o templo de Ramsés II.
d) o templo de Abu‐Simbel e o pequeno templo de Abu‐Simbel.

7. Em 1989 o arquiteto chinês Ieoh Ming Pei construiu na entrada do Museu do Louvre a Pirâmide do Louvre, que hoje faz parte do patrimônio cultural da França. São características da Pirâmide do Louvre construída em
a) metal e vidro, com 22 metros de altura.
b) pedra, seguindo o exemplo das pirâmides do Egito.
c) ferro com espaços vazados, como a torre Eiffel, mede 50 metros de altura.
d) concreto armado com 20 metros de altura; apresenta vitrais em forma de losangos e paredes com 50 cm de largura.

8. “Os conteúdos relativos às culturas negra, afro‐brasileira e indígena brasileira devem ser trabalhadas com os alunos sem cair no estereótipo, ou seja, de modo a valorizar essas culturas.” Considerando esta afirmativa, podem ser adotadas práticas como:
a) A cultura negra deve ser abordada somente em conjunto com a cultura europeia.
b) A temática étnico‐raciais deve ser abordada somente nas aulas de arte, em datas comemorativas.
c) Apresentar imagem que apresente as situações onde negros, afrodescendentes e indígenas se apresentem subjugados.
d) Apresentar obras que contenham histórias de reis e rainhas negros, deuses africanos e indígenas, bem como mitos afro‐brasileiros e indígenas.
9.Nas artes gráficas, pintura em aquarela e para todos os que utilizam cor‐pigmento transparente, ou por transparência em retículas, as cores primárias são o magenta, o amarelo e o ciano. A mistura das três cores‐pigmento transparentes primárias por síntese subtrativa produz o
a) preto.
b) branco.
c) cinza claro.
d) cinza‐neutro.

10. O movimento muralista mexicano, ocorrido logo após a Revolução Mexicana em 1910, até hoje é considerado a grande mobilização social da América Latina no século XX, que possibilitou uma arte pública e coletiva. Os três grandes pintores da Revolução que utilizaram a pintura “muralistas” para pintar mensagens de luta à população, foram:
a) Clemente Orozco; David Siqueiros; e, Diego Rivera.
b) Gustavo Montoya; Diego Rivera; e, Ignácio Barrios.
c) Ernesto Garcia Cabral; Julio Galan; e, Pancho Flores.
d) Ignácio Aguirre; Mário Almela; e, José Luis Figueroa.

1.c
2.b
3.b
4.d
5.c
6.d
7.a
8.d
9.d
10.a

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário