1.O conteúdo de ensino desta matéria deve propiciar o contato do aluno com a diversidade de formas de vida e de ambiente, bem como as necessidades e condições necessárias à sobrevivência das diferentes espécies de seres vivos. O ensino destes conteúdos precisa superar classificações simplistas de elementos da natureza como úteis ou nocivos aos seres humanos.
O trecho acima relata como deve ocorrer o ensino:
a) Da matemática.
b) De ciências.
c) Da educação física.
d) De história.
2.Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de:
a) educação física e literatura brasileira.
b) educação ambiental e educação artística.
c) educação artística e de literatura e história brasileiras.
d) educação ambiental e educação física.
e) educação artística e educação física.
3.Entre as consideradas “modalidades especiais da educação”, destinadas a atender as características particulares e específicas de determinados grupos, a Lei nº 9.394/96 dispõe sobre a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Assinale a alternativa que apresenta o título da referida modalidade.
a) Educação para as Necessidades Físicas.
b) Educação para Jovens e Adultos.
c) Educação para Povos Indígenas.
d) Educação Especial.
e) Educação Profissional.
4.Sobre a educação física no currículo escolar, é correto afirmar que:
a) é facultativa aos alunos matriculados na educação básica, desde que comprovem o cumprimento de jornada de trabalho superior a seis horas.
b) é componente curricular da educação básica, sendo sua oferta facultativa aos estabelecimentos de ensino.
c) é facultativa aos alunos maiores de 30 anos, desde que comprovem ter prole.
d) na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não há previsão de sua obrigatoriedade para os cursos superiores.
e) a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a torna obrigatória, inclusive nos cursos de pós-graduação.
5.O ensino da educação física deve considerar, exceto:
a)O conhecimento prévio dos alunos.
b)A diversidade cultural.
c)A teoria sobrepondo-se à prática.
d)A articulação entre conteúdos e métodos.
6.A educação física, após as grandes guerras, sofreu influências do movimento denominado escola nova. De acordo com essa concepção pedagógica, a educação física é um meio da educação.
Certo Errado
7.Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue o próximo item.
A educação física escolar é entendida como atividade que desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando.
Certo Errado
8.A respeito das abordagens críticas da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
a) Surgiram a partir da década de 1990.
b)Questionam o abandono total do método esportivista, buscando a ressignificação da técnica.
c)Defendem que a pedagogia mais apropriada deve focar somente no como ensinar e como aprender.
d) Consideram o projeto político pedagógico como algo ultrapassado.
e) Propõem um modelo de superação das contradições e injustiças sociais.
9.Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue o próximo item.
No governo militar, a identidade esportiva da educação física escolar foi fortalecida pela pedagogia não diretiva.
Certo Errado
10.Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue o próximo item.
A ludicidade é uma referência fundamental para orientar o planejamento, o controle e a avaliação da educação física.
Certo Errado
gabarito
1-b
2-c
3-d
4-d
5-c
6-certo
7-certo
8-e
9-errado
10-errado
.