MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado 6 Concurso Professor De Artes

Para Baixar em PDF:

Simulado 6 Concurso Professor De Artes

 

01. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que, no ensino da Arte, os conteúdos estejam organizados para atender aprendizagens cada vez mais complexas. Para isso, o conjunto de conteúdos deve estar articulado por intermédio de ações em três eixos norteadores, a saber:
(A) selecionar, compartilhar e articular
(B) copiar, analisar e experimentar
(C) produzir, apreciar e contextualizar (
D) imaginar, interpretar e identificar

02. Segundo Ana Mae Barbosa, vivemos em uma “civiliza- ção das imagens”. A imagem é, hoje, um componente central da comunicação e, por isso, faz-se necessário educar o olhar dos alunos. De acordo com essa afirmativa, o professor deve possibilitar atividades que conduzam à:
(A) reflexão sobre as imagens nos aspectos das formas e à utilização das cores
(B) compreensão da gramática visual e ao pensamento crítico sobre as imagens
(C) interpretação dos códigos visuais e à leitura correta das imagens
(D) observação de imagens e à prática de leitura espontâ- nea

03. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, e a aquisição do conhecimento em Arte concentrava-se predominantemente na:
(A) transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes
(B) experimentação de técnicas utilizadas por artistas de vanguarda
(C) valorização do processo criador individual e coletivo dos alunos
(D) interação entre a vida escolar e as manifestações artísticas da sociedade

04. Os historiadores de arte situam o início da pintura moderna, no século XIX, a partir do movimento artístico denominado Impressionismo, quando um grupo de pintores sai dos estúdios para pintar ao ar livre. Esse movimento tem como principais características:
(A) perspectiva e composição equilibrada
(B) tecnologia e efeitos de luz
(C) observação e percepção sensorial
(D) religiosidade e figuras idealizadas

05. “Minha obra é um manifesto. Não escrevo: não sou político. Não procuro fazer escultura: procuro formas para o meu grito.” Essa afirmação pertence a um escultor contemporâ- neo, ligado à natureza brasileira, cujo trabalho consiste em usar, muitas vezes, madeiras queimadas, dandolhes vida outra vez, através de sua obra. Esse artista é:
(A) Vasco Prado
(B) Francisco Stockinger
(C) Caciporé Torres
(D) Frans Krajcberg

06. “Somos todos artistas” é uma afirmação advinda do pensamento modernista que influenciou o ensino da Arte nas escolas brasileiras até o começo dos anos 80 e relaciona-se ao princípio pedagógico denominado:
(A) estruturação racional
(B) livre-expressão
(C) crítico-histórico
(D) reflexão criativa

07. O Renascimento foi um movimento da História, nos séculos XV e XVI, em que ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes e das ciências. Em relação à pintura, o Renascimento confirmou três conquistas que os artistas do último período Gótico já haviam alcançado. São elas:
(A) ilusionismo, geometria e representação de detalhes
(B) padronização das figuras, domínio das técnicas e iluminura
(C) perspectiva, uso do claro-escuro e realismo
(D) harmonia cromática, simplificação das imagens e lei da frontalidade

08. Andy Warhol fez parte de um movimento artístico denominado Pop Art que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1960, alcançando grande repercussão internacional. A proposta desse movimento era:
(A) expressar emoções e interpretar angústias humanas
(B) romper barreiras entre arte e vida comum
(C) associar criação artística e manifestações do subconsciente
(D) simplificar formas de figuras e empregar cores puras

09. A lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) incluiu a arte como componente curricular obrigatório, e os Parâmetros Curriculares Nacionais deram às linguagens artísticas a mesma importância que as demais disciplinas do currículo, apontando novos caminhos metodológicos para o seu ensino. Considerando esses aspectos, atualmente, a arte na escola deve ser:
(A) ensinada para liberar emoções
(B) utilizada em datas comemorativas
(C) praticada como livre expressão
(D) enfatizada como conhecimento

10. A história da arte tem uma relação direta com a vida humana, e as produções artísticas são resultado de determinantes socioculturais apreendidos, conservados ou transformados pelo homem.Na antiguidade, desenvolveu-se no Egito uma civilização bastante complexa, cuja arte caracterizava-se, principalmente, por seu papel:
(A) religioso
(B) simbólico
(C) ideológico
(D) mítico

gabarito
1-c
2-b
3-a
4-c
5-d
6-b
7-c
8-b
9-d
10-a

 

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário

Ei! Cursos Gratuitos!

Todos os Cursos possuem CERTIFICADOS! Utilize para:

Horas Complementares;
Provas de Títulos em Concursos e Seleções;
Progressão no Emprego;
Outros;