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DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado 8 Concurso Professor De Artes

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Simulado 8 Concurso Professor De Artes

1. Duas obras compostas, respectivamente, em 1912 e 1913, são
consideradas marcos na história da música ocidental. A primeira
transformou a expressividade e o conceito de melodia
e de afinação praticados pelo canto erudito, explorando o
Sprechgesang. A segunda desafiou, principalmente, o tratamento
regular tradicionalmente dado aos aspectos rítmicos e
métricos do discurso musical. Trata-se de
(A) Cantata n.º 2, de Anton Webern, e de Ionisation, de
Edgard Varèse.
(B) Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg, e de A Sagração
da Primavera, de Igor Stravinsky.
(C) Lulu, de Alban Berg, e de Jeux, de Claude Debussy.
(D) O Canto da Terra, de Gustav Mahler, e de Parade, de
Eric Satie.
(E) Prometeu, de Alexander Scriabin, e de Plêiades, de Iannis
Xenakis.

2. São características do canto gregoriano:
(A) polifonia, idioma modal, sistema de mensuração rítmica.
(B) polifonia, idioma modal, escrita neumática.
(C) monodia, idioma modal, sistema de mensuração rítmica.
(D) homofonia, idioma modal, sistema de mensuração rítmica.
(E) monodia, idioma modal, escrita neumática.

3. Quais são, respectivamente, as figuras correspondentes à unidade de tempo (U.T.) e à unidade de compasso (U.C.)?
(A) Semínima e mínima pontuada.
(B) Semínima pontuada e mínima.
(C) Semínima pontuada e mínima pontuada.
(D) Colcheia e semínima pontuada.
(E) Colcheia pontuada e mínima pontuada.
4. Qual é sua fórmula de compasso?
(A) Binário simples.
(B) Binário composto.
(C) Ternário simples.
(D) Ternário composto.
(E) Quaternário simples.

5. A sequência de intervalos da série harmônica, até seu décimo segundo som, resulta em:
(A) oitava justa, quinta justa, quarta justa, terça maior, terça maior, terça menor, segunda maior, segunda maior, segunda maior,
segunda maior e segunda menor.
(B) oitava justa, quinta justa, quarta justa, terça maior, terça menor, terça menor, segunda maior, segunda maior, segunda maior,
segunda menor e segunda menor.
(C) oitava justa, quinta justa, quarta justa, terça maior, terça menor, terça menor, segunda maior, segunda maior, segunda menor,
segunda maior e segunda menor.
(D) oitava justa, quinta justa, quarta justa, terça maior, terça menor, terça menor, segunda aumentada, segunda maior, segunda
maior, segunda maior e segunda menor.
(E) oitava justa, quinta justa, quarta justa, terça maior, terça menor, terça menor, segunda maior, segunda maior, segunda maior,
segunda maior e segunda menor.
6. As tétrades formadas sobre os graus I, III, V e VII da escala de Si maior resultam, respectivamente, nos acordes de
(A) Si maior com sétima maior, Ré sustenido menor com sétima menor, Fá sustenido maior com sétima menor e Lá sustenido
diminuto com sétima maior.
(B) Si maior com sétima maior, Ré sustenido menor com sétima maior, Fá sustenido maior com sétima menor e Lá sustenido
diminuto com sétima menor.
(C) Si maior com sétima maior, Ré sustenido menor com sétima menor, Fá sustenido maior com sétima maior e Lá sustenido
diminuto com sétima menor.
(D) Si maior com sétima maior, Ré sustenido menor com sétima menor, Fá sustenido maior com sétima menor e Lá sustenido
diminuto com sétima menor.
(E) Si maior com sétima maior, Ré sustenido menor com sétima menor, Fá sustenido maior com sétima menor e Lá diminuto
com sétima menor.
7. Relacione as colunas. Assinale a alternativa que contém a ordem de algarismos, de cima para baixo, obtida na 2.ª coluna.
(1) Rondó ( ) Exposição, Desenvolvimento, Reexposição.
(2) Minueto e Trio ( ) A A1 A2 A3 A4 …
(3) Tema e variação ( ) ABACADA
(4) Forma-sonata ( ) ABA
(A) 4, 3, 1, 2.
(B) 4, 1, 3, 2.
(C) 4, 1, 2, 3.
(D) 2, 3, 1, 4.
(E) 2, 1, 3, 4

8. Assinale a alternativa que contém os graus e funções para os quais se modula com maior frequência na música tonal do século
XVIII, em tonalidades maiores e menores, respectivamente.
(A) VI, Tônica relativa; V, Dominante.
(B) VI, Tônica relativa; IV, Subdominante.
(C) IV, Subdominante; III, Tônica relativa.
(D) V, Dominante; IV, Subdominante.
(E) V, Dominante; III, Tônica relativa.

9. O princípio imitativo, quando rege texturas polifônicas, pode ser usado de forma estrita e rígida ou com mais liberdade e variações
intervalares. Essa diferença caracteriza, respectivamente, o(a)
(A) fuga e o cânone.
(B) ricercare e o tiento.
(C) cânone e a fuga.
(D) tiento e o fugato.
(E) ricercare e o cânone.

10. Qual é sua estrutura formal global?
(A) Estrófica.
(B) Forma-sonata.
(C) Ternária.
(D) Binária.
(E) Livre

gabarito
1-b
2-c
3-c
4-a
5-c
6-d
7-b
8-d
9-a
10-b

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