MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado 10 Concurso Professor De Artes

Para Baixar em PDF:

Simulado 10 Concurso Professor De Artes

1. O maior desafio do sistema escolar é tornar as escolas inclusivas, intensas e profundas discussões
rondam o cotidiano e as ações da escola sobre este tema. Leia as afirmativas que se referem à
inclusão escolar:
I- A matrícula em classes comuns do ensino regular é um direito constitucional de todas as
crianças e adolescentes, com e sem deficiência.
II- Educação Inclusiva é aquela que respeita as características de cada estudante, que oferece
alternativas pedagógicas que atendem às necessidades educacionais de cada aluno.
III- As crianças com necessidades especiais não podem ser reprovadas, suas notas
independente de seu desenvolvimento deve ser sempre 7,0 (sete).
IV- Para cada classe com um aluno com deficiência diminui-se em cinco alunos que não
apresentem nenhuma deficiência.
Assinale somente a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
a) Somente a alternativa II.
b) Somente as alternativas II e IV.
c) Somente as alternativas I e II.
d) Somente a alternativa III.
e) Somente as alternativas III e IV.

2. A ideia de planejamento é amplamente discutida no cotidiano dos seres humanos, planejamos
nossa vida, nosso trabalho e as ações corriqueiras. Não poderia ser diferente no contexto escolar, ao
discutir o planejamento é INCORRETO afirmar:
a) O planejamento é um conjunto de ações que são preparadas para que um determinado
objetivo seja alcançado, em outras palavras, o planejamento é um conjunto de ações
coordenadas que buscam atingir os resultados previstos de forma eficiente e focadas no
conhecimento dos alunos.
b) Ao planejar o trabalho pedagógico é necessário que o professor tenha familiaridade com o
que deve aplicar, de modo que possa selecionar os recursos, o método e a avaliação mais
coerente com a situação vivenciada.
c) Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político pedagógico porque revela
intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir
d) O planejamento torna-se irrelevante quando o professor tem conhecimento do conteúdo que
precisa ensinar, ou seja, aquele que sabe improvisar uma boa atividade pedagógica
desobriga-se do planejamento.
e) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades
didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto
a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

3. A avaliação do processo de ensino é etapa fundamental do trabalho docente. Verificar o
aprendizado do aluno é essencial para dimensionar as ações pedagógicas.
I – A avaliação na escola deve ocorrer essencialmente por provas, visando observar as
dificuldades pedagógicas a fim de retomá-las durante as atividades desenvolvidas em sala.
II- A avaliação deve ser contínua e cumulativa observando o desempenho do aluno, sempre
prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do
período sobre os de eventuais provas finais.
III- A avaliação do desempenho do aluno deve considerar somente as notas finais sobre os
eventuais resultados alcançados aleatoriamente durante o decorrer do período escolar.
IV – A avaliação dos resultados do aluno deve também ser usada como critério de reflexão do
professor, bem como de tomada de decisão, visto que o resultado de um é a ação do outro no
contexto escolar.
A partir destas afirmações, quanto à avaliação na escola a alternativa CORRETA é:
a) Somente as alternativas II e IV.
b) Somente a alternativa IV.
c) Somente as alternativas I e III.
d) Somente a alternativa III.
e) Somente as alternativas I, III e IV.

4. Quando nos referimos às responsabilidades educacionais, a LDB 9394/96 é bem claro quanto ao
papel dos diferentes entes. Quanto às responsabilidades dos municípios é INCORRETO afirmar:
a) Oferecer educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino
fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem
atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.
b) Assumir o transporte escolar dos alunos das diferentes redes de ensino no que tange aos
limites municipais.
c) Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
d) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de
ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
e) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

5. A aprendizagem da criança ocorre muito antes da sala de aula. É preciso que a escola se
caracterize como um amplo espaço de descoberta e prazer. Quanto à aprendizagem da criança
podemos afirmar:
I- A partir dos cinco anos a criança já está na fase de abstração, os conceitos podem ser mais
aprofundados, pois ela já consegue estabelecer relações com o contexto vivenciado.
II- Para garantir a aprendizagem da criança é necessário que a sala de aula seja um espaço de
construção do conhecimento, de valorização das diferenças, espaço de autoria, lugar de
produção em que se situa o brincar, o trabalhar e aprender.
III- A escola visa o desenvolvimento integral da criança, auxiliando-a na construção da
autonomia e no estabelecimento de relações interpessoais. Assim a ação do professor para
garantir a aprendizagem, deve considerar todos estes fatores.
IV- A aprendizagem da criança ocorre de forma linear, conceitos são aprendidos e
permanecem estaticamente nas relações que a criança estabelece com o meio em que vive.
A partir das afirmativas apresentadas, está CORRETA apenas a alternativa:
a) Somente a alternativa IV.
b) Somente a alternativa I.
c) Somente as alternativas II e IV.
d) Somente as alternativas I, II e IV.
e) Somente as alternativas II e III.

6. As afirmativas abaixo:
 Movimento artístico, cultural e científico, com grande influência nas artes visuais, no design,
na música e na própria tecnologia, que percorreu diversos momentos do século XX e que
preocupava-se fundamentalmente em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base
de expressão, buscando sempre uma redução formal;
www.pciconcursos.com.br
ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE – AMAUC
PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015 – EDITAL Nº 30/2015 – MUNICÍPIO DE IPUMIRIM
13
 Movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) em 1916 e tinha como
característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais e um forte conteúdo
anárquico, onde objetos do cotidiano são apresentados de uma nova forma, numa quebra com
o tradicional, denotando irreverência artística;
 Movimento artístico determinante na história da cultura, cujo legado se faz sentir até hoje.
Refletia as alterações provocadas pela revolução industrial na vida cotidiana e preconizava a
integração entre as técnicas artesanais e a produção industrial, o uso de formas geométricas e
sua adequação às necessidades do novo mundo socialista após a revolução russa de 1917;
Definem, respectivamente:
a) Minimalismo, Dadaísmo e Construtivismo;
b) Construtivismo, Surrealismo e Cubismo;
c) Dadaísmo, Futurismo e Impressionismo;
d) Impressionismo, Dadaísmo e Minimalismo;
e) Construtivismo, Cubismo, Expressionismo.

7. Os elementos básicos da comunicação visual constituem a substância básica do que vemos. Uma
das maneiras de analisar uma obra visual, consiste em decompô-la em seus elementos constituintes,
para compreender melhor o conjunto. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que não contém apenas
componentes visuais básicos:
a) Ponto, linha, forma, direção;
b) Tom, cor, textura, escala;
c) Dimensão, movimento, linha, cor;
d) Estrutura, sedimentação, vazados, clareza;
e) Tom, linha, forma, movimento.

8. Ao desvendar os significados e tecer uma boa apreensão dos conteúdos que caracterizam a
comunicação artística através das mais diferentes linguagens, as afirmativas abaixo:
 Conhecimento através dos sentidos por meio da apreensão direta da obra de arte, sendo uma
ampliação e uma intensificação da percepção sensorial;
 Caracteriza a relação que existe entre a obra de arte e a corrente cultural dentro da qual foi
criada, sendo que para tanto passa pela análise dos elementos que a compõe;
 Dinâmica que impõe um repertório especializado de conhecimentos teóricos e materiais
utilizados pelo artista quando este realiza a obra;
Caracterizam, respectivamente:
a) Conteúdo estético, conteúdo estilístico, conteúdo técnico;
b) Conteúdo enigmático, conteúdo técnico, conteúdo estilístico;
c) Conteúdo estético, conteúdo visual, conteúdo técnico;
d) Conteúdo formal, conteúdo factual, conteúdo técnico;
e) Conteúdo dinâmico, Conteúdo estratégico, conteúdo estético

9. Artista plástico brasileiro, nascido em 29 de dezembro de 1903, na cidade de Brosdwski – SP,
pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como o Lavrador
de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em
Nova Iorque em 1956 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para
exibição no teatro Municipal do Rio de Janeiro. É considerado um dos artistas mais prestigiados do
Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
a) Cândido Ramos;
b) Rodolfo Amoedo;
c) Vitor Meireles;
d) Jorge Ramos da Silva.
e) Cândido Portinari;

10. São artistas brasileiros, reconhecidos em nossa cultura por suas produções nas áreas das Artes
Visuais, Música, Dança e Teatro, respectivamente:
a) Iberê Camargo, Noel Rosa, Ana Botafogo, Gonçalves Dias;
b) Gonçalves Dias, Ana Botafogo, Iberê Camargo, Jorge Goulart;
c) Solange Couto, Ana Botafogo, Gonçalves Dias, Martha Medeiros;
d) Carlos Souto Maior, Martha Medeiros, Jorge Anunciação, Marlene Seixas;
e) Jorge Furtado, Martha Alencar, Ana Botafogo, Jorge Gustavo.

gabarito
1-c
2-d
3-a
4-b
5-e
6-a
7-d
8-a
9-e
10-a

Mais Atividades Para Baixar

Deixe um comentário

Ei! Cursos Gratuitos!

Todos os Cursos possuem CERTIFICADOS! Utilize para:

Horas Complementares;
Provas de Títulos em Concursos e Seleções;
Progressão no Emprego;
Outros;