Para Baixar em PDF:

Simulado 12 Concurso Professor De Artes

1.No teatro grego, a relação entre ator e personagem se
dá a partir do seguinte elemento cênico:
A) caracterização.
B) máscara.
C) figurino.
D) cenário.
E) iluminação.

2.De acordo com Patrice Pavis, o tempo cênico é
aquele no qual se desenrola o espetáculo teatral e
assume a seguinte característica:
A) presente provisório.
B) presente duradouro.
C) presente ininterrupto.
D) presente contínuo.
E) presente sincrônico.

3.A intervenção da luz no espetáculo teatral não possui
simplesmente uma dimensão decorativa. A luz
participa da produção de sentido do espetáculo
teatral e possui como uma das funções
dramatúrgicas:
A) isolar um ator ou um elemento da cena.
B) servir de cenário durante toda a peça.
C) desfazer o figurino que um ator veste.
D) acompanhar o texto de modo criativo.
E) enquadrar a cena de acordo com o clima.
4.Cada estética teatral corresponde a uma concepção
particular do espaço cênico. O espaço do teatro
contemporâneo corresponde à seguinte estética:
A) tragédia clássica.
B) romântica.
C) naturalista.
D) simbolista.
E) expressionista.

5.Segundo o documento relativo às Orientações
Curriculares para o Ensino Médio, no que diz respeito
ao ensino de Arte, o eixo de preocupação a ser
desenvolvido refere-se às seguintes faculdades:
A) cognição e análise.
B) racionalidade e reflexão.
C) representação e comunicação.
D) crítica e investigação.
E) interpretação e avaliação.
6.Na perspectiva da teoria crítica e das ideias de Paulo
Freire, o ensino de Arte no Brasil buscou dar ênfase
nos conteúdos do tipo:
A) acadêmico-formais.
B) hipotético-dedutivos.
C) enciclopédico-formais.
D) histórico-sociais.
E) lógico-interativos.

7.Uma das críticas feitas à tendência tecnicista no
ensino de Arte destaca o formalismo dos conteúdos.
No entanto, a característica principal do ensino de
Arte na perspectiva tecnicista foi implementada pela
Lei nº 5.692/1971 e assumiu o seguinte viés:
A) politecnia.
B) polivalência.
C) instrumentalidade.
D) análise crítica.
E) crítico-reflexiva.

8.Contemporaneamente, o ensino de Arte no Brasil
contempla os seguintes conceitos e princípios
básicos:
A) inclusão, intelectualidade e meio ambiente.
B) inclusão, identidade e globalização.
C) inclusão, diversidade e interculturalidade.
D) inclusão, subjetividade e alienação.
E) inclusão, pós-modernidade e performance.

9.Na perspectiva de Ingrid Koudela, o jogo teatral se
desenvolve no movimento que vai da brincadeira à
apropriação do conhecimento cênico e pode ser
concebido como:
A) tática cênica.
B) estratégia construtiva.
C) distanciamento.
D) observação.
E) didática alternativa.

10.Uma das funções da maquiagem no teatro pode ser:
A) codificar o rosto do ator.
B) trabalhar o cenário.
C) pintar o figurino.
D) acompanhar o ator no palco.
E) destacar o ator na cena.

gabarito
1-b
2-e
3-d
4-a
5-c
6-e
7-a
8-d
9-c
10-d

Simulado 12 Concurso Professor De Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

CURSOS GRATUITOS PARA PROFESSORES (COM CERTIFICADO)