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Simulado 17 Concurso Professor De História

 

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Simulado 17 Concurso  Professor De História

1. “Para os envolvidos nos acontecimentos da Revolução
Francesa, a ideia de __________ possuía diferentes
interpretações: para a ________, queria dizer igualdade
civil, ou seja, o fim dos _________ da nobreza e do clero e
a conquista de direitos políticos; para os _________ e
trabalhadores pobres das cidades, destituídos de poder
político e econômico, simbolizava a supressão da
opressão e da situação de ________ na qual viviam.”
A alternativa que melhor completa os espaços em branco
do texto anterior é:
a) liberdade; burguesia; impostos; camponeses;
revolta.
b) igualdade; sociedade; impostos; sans-culottes;
miséria.
c) fraternidade; sociedade; monopólios; sansculottes;
revolta.
d) liberdade; burguesia; privilégios; sans-culottes;
miséria.
e) igualdade; burguesia; privilégios; camponeses;
miséria.
2. Analise as afirmativas a seguir:
I. Em qualquer dos níveis de ensino e pesquisa na
área da História, é importante que sejam realizadas
escolhas e seleções. A necessária seleção de
conteúdos faz parte de um conjunto formado pela
preocupação com o saber escolar, com as
capacidades e com as habilidades, e não deve ser
trabalhada independentemente.
II. É consenso, entre os profissionais da História, que
os conteúdos a serem trabalhados em qualquer dos
níveis de ensino sejam todo o conhecimento
socialmente acumulado e criteriosamente
transmitido a respeito da trajetória da humanidade.
III. Em vista da diversidade dos enfoques teóricometodológicos
que foram sendo construídos,
especialmente nas últimas décadas, não é possível
pensar em uma metodologia única para a pesquisa
e para a exposição dos resultados, nem mesmo
para a prática pedagógica do ensino de História.
Assinale:
a) Se somente as afirmativas I e II estiverem
corretas.
b) Se somente a afirmativa I estiver correta
c) Se somente as afirmativas I e III estiverem
corretas.
d) Se somente a afirmativa II estiver correta.
e) Se somente as afirmativas II e III estiverem
corretas.

3. Com relação aos métodos de estudos históricos
utilizados pelos historiadores, podemos afirmar que:
a) A historiografia baseada nos diversos registros já
existentes, deixados voluntariamente ou
involuntariamente no passado, não podem ser de
toda ordem para o auxílio da pesquisa histórica.
b) Os textos escritos são considerados fontes
textuais quando sua origem vem de fontes
institucionais, diplomáticas ou das crônicas
oficiais, pois são materiais confiáveis para a
pesquisa dos historiadores.
c) Um dos métodos bastante utilizados no estudo e
ensino da História é a abordagem semiótica, que
diz respeito à análise histórica das ilustrações.
d) A História Oral é uma subdivisão historiográfica
que se refere a um tipo de fontes com a qual o
historiador trabalha, a saber, os testemunhos
orais, colhidos em entrevista.
e) Quando se utiliza uma determinada metodologia,
deve-se seguir a mesma abordagem em toda a
pesquisa histórica para não cometer análises
contraditórias.
4. Sobre o estudo das sociedades indígenas americanas
é importante destacar:
a) A longa resistência das populações indígenas à
dominação do homem branco não pode servir de
exemplo histórico na luta de povos oprimidos
pelas classes opressoras, pois os fatores de
opressão são totalmente diversos.
b) O estudo das comunidades indígenas pré-
colombianas nos faz repensar o modelo tradicional
de evolução das sociedades, concebido a partir da
história da Europa Ocidental.
c) Na América, o tipo da escravidão implantada no
sul dos Estados Unidos ou no Brasil, seguiu os
moldes da escravidão clássica, como na Grécia e
Roma antigas.
d) Algumas sociedades indígenas da América central
passaram a desenvolver um modo de produção
asiático, depois do contato com os espanhóis no
século XV.
e) As características históricas dos diversos
movimentos populares no período colonial, em
várias regiões da América, eram de caráter
nacional, pois defendiam o fim do sistema colonial.
5. Durante todo o século XIV, boa parte da Europa viveu uma
intensa crise econômica e social marcada por inúmeras
revoltas camponesas decorrentes das condições de extrema
miséria e exploração da população rural e por sucessivos
conflitos que contribuíram decisivamente para acelerar a crise
do feudalismo. Escolha a melhor alternativa que está inserida
nesse período:
a) A Guerra dos Cem anos foi destaque nesse período e
contou com a participação de importantes potências
da época, a Inglaterra e a França. O conflito entre as
monarquias desses dois países aconteceu após a
morte do último rei inglês abrindo a disputa pela
sucessão do trono entre as famílias reais desses dois países que reivindicavam os direitos do poder real
britânico.
b) Entre as monarquias europeias, deve-se ressaltar o
poder real do Sacro Império Romano-Germânico por
ser considerado um bom exemplo de governo
centralizado. Mesmo com seu vasto domínio territorial,
o controle político pôde ser realizado eficazmente,
dentre outros motivos, pelo apoio da Igreja Católica na
época.
c) A mortalidade na Europa havia se elevado muito com
a peste negra. A desordem nas cidades, sem esgotos
nem sistemas de saneamento e o afluxo de bens e
embarcações provenientes de muitos lugares do
mundo, trazendo animais e produtos de regiões até
então desconhecidas, podem ter contribuído para
essa epidemia.
d) Na disputa pelo trono francês no decorrer dos séculos
XIV e XV, a região do Flandres saiu na frente do
conflito, pois não concordavam com a sucessão do
trono ser de origem nobre. Para isso, a burguesia
dessa região apoiou a família francesa Valois que
tinha origens burguesas.
e) Com a vitória da Guerra dos Cem Anos, a monarquia
inglesa buscou centralizar o poder monárquico que
resultou na disputa de duas famílias nobres, Lancaster
e York, que originaram a Guerra das Duas Rosas. As
famílias reivindicaram o direito da centralização do
trono inglês, conseguindo subir ao trono Henrique VII
da família Lancaster.

6. Podemos afirmar que a base do ensino da História na
atualidade tem como um dos seus objetivos, para a produção
do conhecimento histórico:
a) Ensinar a selecionar, relacionar e interpretar a história
evolutiva da humanidade para obter uma maior
compreensão da realidade mundial.
b) Ensinar as tradicionais teorias deterministas de uma
história positiva, com uma sucessão linear e
progressiva dos fatos para que a análise do passado
ajude o futuro dos cidadãos.
c) Ensinar a edificar o próprio ponto de vista histórico do
educando, ajudando-o a construir conceitos e aplicá-
los diante as variadas situações e problemas.
d) Ensinar a exposição de soluções prontas de como se
chegou a um determinado momento histórico
suficiente para perceber apenas os problemas vividos
no presente.
e) Ensinar o conteúdo escolhido pelo educador sem a
necessidade de levar em conta a conscientização de
sua responsabilidade social perante as continuidades
históricas.
7. Leia o texto a seguir:
A sociedade global
As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se
comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços
mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo
capitalismo mundial, globalizado. (…)
Adap. Praxedes ET alli, 1997. O Mercosul. SP, Ed. Ática,
1997.
Com base no estudo sobre capitalismo e globalização
contemporânea, podemos indicar que o texto expressa:
a) As transnacionais buscam substituir as
manifestações culturais particulares.
b) O crescimento da globalização se caracteriza
apenas pelo desenvolvimento do comércio
internacional.
c) A expansão das transnacionais funciona com o
desenvolvimento de mercados europeus.
d) A economia capitalista atual segue a tendência
global de mercado.
e) Mesmo com o crescimento das transnacionais, a
importação de mercadorias é a maior marca da
economia industrial global.
8. Analise as afirmativas a seguir referente à diversidade
cultural das sociedades:
I. Vários povos elaboram suas divisões do tempo
baseados no movimento da Terra em torno do Sol
ou nas fases da lua. Foi observando a natureza e
suas mudanças, além das particularidades culturais
vividas que os seres humanos estabeleceram a
duração das horas, dos dias, das noites, dos meses
e das estações, mais conhecidos como calendário.
II. Os desenvolvimentos tecnológicos entre as
diferentes sociedades marcam a continuidade da
história tecnológica e sua diversidade, desde o
período pré-histórico com a produção dos
instrumentos de metais até os dias atuais com o
extravagante avanço tecnológico.
III. A diversidade cultural está presente, independente
das temporalidades e espacialidades, na
representação das sociedades e seus processos de
construção da língua, território, cultura material e
imaterial, aproveitamento de recursos naturais e
desenvolvimentos dos grupos considerados
civilizados.
Assinale:
a) Se somente as afirmativas I e II estiverem
corretas.
b) Se somente a afirmativa I estiver correta.
c) Se somente a afirmativa III estiver correta.
d) Se somente as afirmativas II e III estiverem
corretas.
e) Se somente as afirmativas I e III estiverem
corretas.
9. Assinale a melhor alternativa sobre as características
da modernização no início da República brasileira:
a) O trabalho dos médicos higienistas era voltado,
somente, para erradicação de epidemias dentro
projeto do cumprimento das ações
modernizadoras.
b) As medidas higienistas defendiam higienização
das moradias, mas criticavam a remodelação das
cidades dentro dos ideais cosmopolitanos.
c) A Revolta da Vacina foi uma resposta da
insatisfação popular pelo fato do autoritarismo do
governo em realizar uma vacinação obrigatória,
apenas para seguir os ideais progressistas.
d) Os projetos de remodelação urbana seguindo a
modernização e o progresso difundidos nesse
período eram exclusividades dos principais
centros econômicos do sudeste.
e) A remodelação urbana no Rio de Janeiro foi um
dos agravantes no aumento da revolta popular,
pois para a prática do projeto foram desabrigadas
várias famílias pobres.

10. A Constituição brasileira de 1891 pouco se preocupava
com as questões sociais. Assim sendo, as relações de
trabalho nas cidades entre burguesia e operariado até as
primeiras décadas do século XX foi marcada pelas
manifestações da classe operária. Sobre o contexto
dessas manifestações, podemos afirmar:
a) Mesmo com os constantes movimentos dos
operários, as autoridades não reprimiam as
greves, pois deixavam as punições para os
empresários.
b) As primitivas modalidades de organização
operária obedeceram, exclusivamente, às
iniciativas estrangeiras das políticas anarquistas
para participação no poder público.
c) Na primeira década do século XX, as
organizações operárias conquistaram direitos
trabalhistas, através de uma emenda
constitucional que perdura até hoje.
d) Como a Constituição proibia qualquer tipo de
paralisação, os operários utilizaram apenas os
sindicatos e jornais operários como meios de
reivindicar melhores condições.
e) As mobilizações e greves operárias representaram
o principal instrumento de resistência dos
trabalhadores desde o início do regime
republicano
Gabarito

1-B
2-C
3-B
4-A
5-B
6-E
7-E
8-D
9-A
10-B

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