Para Baixar em PDF:
Simulado 17 Concurso Professor De Português
1.Leia o Texto I e responda as questões de 1 a 3.
TEXTO I
O Cântico da Terra
Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranquila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.
Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.
A autora do texto pertenceu à qual estética
literária?
a) Romantismo.
b) Modernismo.
c) Parnasianismo.
d) Realismo.
e) Arcadismo
2.Na segunda estrofe aparece uma oração
subordinada que pode ser classificada como:
a) Substantiva subjetiva.
b) Adverbial causal.
c) Adjetiva restritiva.
d) Adjetiva explicativa.
e) Substantiva completiva nominal.
3.Considere a última estrofe do poema:
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.
Analisando esta estrofe, marque a opção
INCORRETA.
a) Os termos a roça e a gleba são complementos
verbais.
b) O termo da tulha funciona como objeto indireto.
c) Felizes é objeto direto.
d) Não há na estrofe verbo de ligação.
e) O verbo cuidar é transitivo indireto.
4.Analise as afirmativas e marque a opção
CORRETA.
a) A linguagem é a capacidade de se comunicar por
meio de uma língua.
b) A fala é o uso social da língua.
c) Um signo linguístico é um elemento representativo
composto de apenas um aspecto.
d) Gramática é uma palavra de origem latina, formada
a partir de grámma que quer dizer letra.
e) A gramática descritiva estabelece a norma culta.
5.Analise as afirmativas e marque a
CORRETA.
a) Luta (substantivo) e luta (forma do verbo lutar) são
palavras homógrafas.
b) Almoço (substantivo) e almoço (verbo) são palavras
homônimas.
c) Cesta (substantivo) e sexta (numeral) são palavras
homófonas.
d) Palavras de significados iguais são chamadas
sinônimas.
e) Hipônimos são palavras de significados mais
abrangentes que seus hiperônimos.
6.Pertenceram à segunda fase do
Modernismo brasileiro:
a) Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Cecília
Meireles.
b) Cecília Meireles, Vinicius de Moraes e Manuel
Bandeira.
c) João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e
Vinicius de Moraes.
d) Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz e Jorge
Amado.
e) Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice
Lispector.
7.Analise as afirmações a seguir sobre a
estrutura das palavras.
I. Há palavras constituídas apenas pelo radical.
II. Vogais temáticas verbais são as que se colocam
entre o radical e as desinências verbais.
III. Nem toda forma verbal apresenta vogal temática.
IV. As desinências nominais marcam o gênero e o
número das palavras que apresentam essas
variações.
Marque a opção CORRETA.
a) I – III – IV.
b) III – IV.
c) I – II – IV.
d) I – III.
e) II – IV.
8.Marque a opção que contém o correto plural
dos substantivos compostos.
a) Pés-de moleque, corres-corres, peixe-bois.
b) Beija-flores, pesos-moscas, bananas-maçãs.
c) Mulas-sem-cabeças, navios-escola, corre-corres.
d) Pingue-pongues, pães-de-ló, salários-família.
e) Alto-falantes, sexta-feiras, cafés-conserto.
9.TEXTO II
“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe
contaria sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me
pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas
pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas
ferramentas para a produção da beleza musical. A
experiência da beleza tem de vir antes”.Analise as afirmativas, de acordo com o
texto II e marque a opção CORRETA.
a) O “se”, empregado na primeira linha, é conjunção
integrante.
b) O verbo ensinar, linha 1, classifica-se como
transitivo direto e indireto.
c) O sujeito do verbo “contaria”, linha 4, é
indeterminado.
d) “Aí”, linha 5, é uma interjeição.
e) “a música”, linha 4, é sujeito de “fazem”.
10.Marque a opção que traz a CORRETA
relação entre autor e obra.
a) Manuel Antônio de Almeida – A Moreninha.
b) Eça de Queirós – O Seminarista.
c) Raul Pompéia – Casa de Pensão.
d) Joaquim Manuel de Macedo – Encarnação.
e) José de Alencar – A Guerra dos Mascates.
gabarito
1-b
2-c
3-c
4-a
5-c
6-a
7-c
8-d
9-b
10-e
MAIS DE 300 ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – PARA BAIXAR
MAIS DE 1450 ATIVIDADES PARA BAIXAR
MAIS DE 5 MIL QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
APRENDA INGLÊS HOJE! INSCRIÇÕES!
Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO)
Materiais PARA CONCURSOS E SELEÇÕES