Para Baixar em PDF:

Simulado 19 Concurso Professor De Artes

1. No decorrer da história a arte tem assumido três
funções: pragmática ou utilitária, naturalista e
formalista. Assinale os estilos e movimentos que,
respectivamente, tenham sido detentores dessas
funções:
a Cubismo, Expressionismo e Impressionismo
b Arte Rupestre, Realismo e Cubismo
c Abstracionismo, Academicismo e Realismo
d Arte Rupestre, Expressionismo e Romantismo
e Arte indígena, Abstracionismo e Cubismo

2. ________________possui um alcance abrangente; é
de rápida visualização e de fácil acesso; é produzida
por uma minoria cultural para entretenimento e
apreciação de muitos; pode utilizar-se de todas as
manifestações artísticas; acompanha tendências e
mudanças contemporâneas que influenciam a sua
criação; é comercializada fazendo parte de um
grande mercado consumidor. Assinale a alternativa
que completa corretamente a lacuna do enunciado:
a Arte de massa
b Arte erudita
c Arte afro-brasileira
d Arte contemporânea
e Arte indígena

3. É o processo pelo qual uma superfície é marcada
aplicando-se sobre ela a pressão de ferramentaslápis
grafite, carvão, nanquim, pastel, – e movendoas,
de forma a surgirem pontos, linhas e formas
planas. Do resultado deste processo surge uma
imagem que pode ser denominada de:
a Litografia
b Linóleo
c Xilogravura
d Desenho
e Serigrafia

4. Na História da Arte verifica-se grande variedade de
técnicas e materiais utilizados pelos artistas plásticos
ou das artes visuais. Leia os enunciados abaixo:
I. Acrílico: É uma massa espessa que já vem
pronta para o uso e é dissolvida com óleo de
linhaça ou terebintina para torná-la mais diluída
e fácil de espalhar. A grande vantagem dessa
técnica é a flexibilidade, pois a secagem lenta
da tinta permite ao pintor alterar e corrigir o seu
trabalho.
II. Tinta a óleo: É uma tinta sintética solúvel em
água que pode ser usada em camadas espessas
ou finas, permitindo ao artista combinar as
técnicas da pintura a óleo e da aquarela. Para
fazer essa tinta pode-se misturar tinta guache
com cola.
III. Guache: É um tipo de aquarela opaca. Seu
grau de opacidade varia com a quantidade de
pigmento branco adicionado à cor, geralmente o
suficiente para evitar que a textura do papel
apareça através da pintura, fazendo com que
não tenha a luminosidade das aquarelas
transparentes.
IV. Colagem: É considerada uma técnica
convencional que utiliza vários materiaispedaços
de jornal e papéis de todo tipo, tecidos,
madeiras e objetos variados, etc – aplicados em
diferentes suportes.
Classifique, respectivamente, os enunciados acima
em V (para verdadeiro ) e F ( para falso ),
assinalando a alternativa correta:
a F, V, F, V
b F, F, V, V
c V, V, F, F
d V, V, V, F
e F, F, F, V

5. Para a elaboração ou criação de uma escultura,
podem ser empregadas algumas técnicas. Assinale a
alternativa que contemple apenas tais técnicas:
a Fundição de metais, mosaico e modelagem
b Mosaico, modelagem e entalhe
c Modelagem, mosaico e baixo relevo
d Baixo relevo, mosaico e entalhe
e Entalhe, modelagem e fundição de metais

6. Em se tratando da legislação brasileira referente a
disciplina artes, verifica-se um avanço em termos de
ampliação da oferta desse ensino nas escolas. Sobre
a Lei nº 13.278/16 que inclui, de forma obrigatória,
a disciplina de artes do ensino básico brasileiro é
correto afirmar:
a As regras propostas pelo projeto valem apenas
para escolas do ensino fundamental e médio.
b De acordo com a lei, os sistemas de ensino terão
prazo de dez anos para implantar as mudanças.
c Serão contemplados a educação infantil, o ensino
fundamental e o ensino médio.
d As artes visuais, a música e o teatro são as
linguagens que constituirão o componente
curricular da disciplina de artes.
e As alternativas C e D estão corretas.

7. A Proposta Triangular foi sistematizada a partir das
condições estéticas e culturais da pósmodernidade.
A pós-modernidade em
arte/educação caracterizou-se:
a Pela entrada da imagem, sua decodificação e
interpretações na sala de aula junto a já
conquistada expressividade.
b Pelo uso intensificado do livro didático, tomando-o
como fundamento metodológico
c Pela valorização da imagem, utilizando-a como
referência para cópias fiéis.
d Pelo estabelecimento de um novo conceito de
ensino de arte: a prática da polivalência.
e As alternativas A e C estão corretas

8. ”…postula que a construção do conhecimento em
arte acontece quando há o cruzamento entre
experimentação, codificação e informação. É
construtivista, interacionista, dialogal,
multiculturalista e é pós-moderna por tudo isso e
por articular arte como expressão e como cultura na
sala de aula”. O enunciado se refere a:
a PCN
b Parâmetros em Ação
c Laissez faire
d Multiculturalismo
e Abordagem Triangular

9 “Um movimento artístico, social e político,
revolucionou a cultura brasileira numa tentativa de
jovens artistas, mostrarem o que estavam fazendo
de novo no país, uma vez que essa inovação já
acontecia na Europa. Os jovens, inspirados por
novas ideias, buscavam romper com os velhos
padrões estéticos que vigoraram no século XIX.” O
enunciado se refere a:
a Futurismo
b Cubismo
c Fauvismo
d Modernismo
e Expressionismo

10.Entre as inúmeras definições de leitura e releitura de
imagens, duas caracterizações podem ser citadas:
leitura como decodificação da imagem e leitura
como um processo de compreensão. No Brasil
leitura e releitura têm sido uma prática muito
difundida quando o ensino de arte começa a ser
pensado em novas bases conceituais. A partir de
quando isso ocorreu?
a 1900
b 2000
c Em meados do século XIX
d No início do século XX
e 1980

gabarito
1-b
2-a
3-d
4-b
5-e
6-c
7-a
8-e
9-d
10-e

Simulado 19 Concurso Professor De Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =

CURSOS GRATUITOS PARA PROFESSORES (COM CERTIFICADO)