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Simulado 2 Concurso Professor De Artes

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Simulado 2 Concurso Professor De Artes

1.Quanto ao nascimento da ópera (melodrama), NÃO podemos afirmar:
A) Em 1597, estreia a “Dafne” de Peri. É bem provável que seja o primeiro melodrama inteiramente
cantado.
B) A criação do melodrama está diretamente relacionada à influência dos humanistas florentinos.
C) A nova monodia dramática impôs-se imediatamente como um estilo universal, sendo a escrita polifônica
imediatamente abandonada, sumindo do cenário musical vigente.
D) Monteverdi, em sua ópera, tende ao universal, fazendo do melodrama um gênero musical e não apenas
uma concepção humanista do teatro.

2.Sobre a música do período clássico, NÃO é correto afirmar:
A) Mozart dominou prodigiosamente as formas e as técnicas aprendidas, com exceção da ciência do
contraponto, a qual não se pode identificar na sua obra.
B) Haydn, Mozart e Beethoven dominaram sua época como poucos músicos o fizeram, impondo à história
sua definição do classicismo.
C) Haydn é o magistral organizador da sinfonia, do quarteto, da sonata para piano a partir de 1770. Toda a
sua arte está na perfeição da dialética puramente musical.
D) Beethoven é o último grande músico vienense do século XVIII, mas, se ele faz sua a herança de Haydn e
Mozart, é para adaptá-la livremente à sua inspiração exigente.

3.São fatos importantes da música do século XX, EXCETO
A) Em 1908, estreia a primeira peça atonal de Schönberg.
B) Em 1905, “Salomé”, de Richard Strauss, é apresentada em Dresden.
C) Em 1911, estreia a “Petruchka”, de Stravinsky, pelos Balés Russos de Diaghilev.
D) Em 1900, estreia “Daphnis et Chloé”, obra-prima de Beethoven, pelos Balés Russos, sob a regência de
Monteux.

4.Parte integrante da obra de Villa-Lobos, os “Choros” foram escritos a partir de 1920. Neles, o compositor
buscava, através de uma nova forma musical, retratar a atmosfera dos músicos populares do Rio de Janeiro.
Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, EXCETO
A) O choro nº 10 foi composto para orquestra, grande coro e quarteto solista.
B) Os “Dois Choros bis” não foram escritos para integrar a série dos “Choros”.
C) São 14 os choros compostos por Villa-Lobos, entretanto os de nº 13 e 14 foram extraviados.
D) O choro nº 8 é conhecido como o “Choro da Dança”.

5.O modernismo no Brasil não nasceu com a Semana de Arte Moderna, que consistiu na apresentação oficial
do movimento. De acordo com Vasco Mariz, podemos nomear 3 gerações de nacionalistas. Fazem parte,
respectivamente, da 1ª, 2ª e 3ª gerações os compositores:
A) Villa-Lobos; Alberto Nepomuceno ; Francisco Mignone.
B) Lorenzo Fernândez; Carlos Gomes; Radamés Gnatalli.
C) Villa-Lobos; Lorenzo Fernândez; Camargo Guarnieri.
D) Lorenzo Fernândez; Ernani Braga; Waldemar Henrique.

6.A música brasileira atual tem revelado muitos compositores talentosos. Entre as questões abaixo, NÃO é
correto afirmar:
A) João Guilherme Ripper está entre os compositores mais prolíficos da última década e compôs peças
como a ópera “Augusto Matraga”, a “Missa Festiva” e o “Concerto duplo para oboé e corno inglês”.
B) “Trajetória”, de Ronaldo Miranda, ganhou o concurso nacional de composição para X Bienal de Música
Contemporânea, no Marrocos.
C) Cirlei de Hollanda é aplaudida sobretudo como compositora de música para voz. Podemos destacar entre
suas composições a ópera “Judas em Sábado de Aleluia”.
D) Ernani Aguiar, em suas obras, procura sempre elementos da música brasileira, embora sem
compromisso nacionalista.

7.A cadência harmônica é caracterizada pela combinação funcional dos acordes, com sentido conclusivo ou
suspensivo. Podemos dizer que as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO
A) Cadência perfeita é a mais forte. Resulta da combinação das funções dominante “D” (V grau) e tônica
“T” (I grau), ambos no estado fundamental.
B) Cadência imperfeita é quando o descanso é feito na dominante (V grau), sendo o dominante precedido
por graus de diferentes funções.
C) Cadência plagal é o resultado da combinação das funções “S” e “T”. Trata-se, também, de uma cadência
conclusiva.
D) Cadência interrompida é quando o dominante vem seguido por qualquer grau que não seja a tônica. Essa
cadência não é conclusiva, podendo ser diatônica ou modulante.

8.Devemos ler cifra Dm7(9) como
A) ré menor, com sétima e nona.
B) dó menor, com nona menor.
C) ré menor, com sétima aumentada.
D) dó menor, com sétima e nona.

9.Quando eu tenho uma armadura com fá, dó e sol sustenidos, e outra com si, mi e lá bemol, eu tenho as
seguintes tonalidades maiores e menores:
A) lá maior e dó menor; mi bemol maior e dó bemol menor.
B) lá maior e fá menor; mi bemol maior e dó menor.
C) lá maior e fá sustenido menor; mi bemol maior e dó bemol menor.
D) lá maior e fá sustenido menor; mi bemol maior e dó menor

10.São aspectos importantes da condição de regente os seguintes pontos, EXCETO
A) Liderança – expressa-se no carisma do líder.
B) Autoridade pessoal – a ascendência moral e o respeito tanto profissional como pessoal.
C) Autodomínio – o poder sobre si próprio.
D) Formação musical – apesar de necessitar de uma formação musical sólida, o regente não precisa saber
tocar nenhum instrumento.

gabarito
1-c
2-a
3-d
4-a
5-c
6-b
7-b
8-d
9-d
10-d

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