Para Baixar em PDF:

Simulado 9 Concurso Professor De Artes

 

1.Os artistas no século XX destacavam-se pela tendência de se
organizar em movimentos, ou seja, formação de grupos com
convergências ideológicas designado de Vanguarda. Assinale
a alternativa correta:
A) O Dadaísmo foi um movimento que surgiu durante a 2º
Guerra Mundial, em Zurique e seus protagonistas
negaram a razão e adotaram o irracionalismo como lei.
Fizeram do automatismo psíquico o princípio básico de
sua estética.
B) O Fauvismo caracteriza-se pela simplificação das formas
das figuras e o emprego de cores puras e luminosas de
acordo com as cores da realidade, sendo Matisse o seu
maior expoente.
C) O Expressionismo de origem alemã procurou expressar as
emoções humanas e angustias através de uma imagem
simplificada, a linha, constitui um elemento opressivo e
intensamente emocional, sendo Van Gogh seu maior
expoente.
D) O Cubismo foi certamente o movimento de maiores
conseqüências na pintura moderna, e seus representantes
são: Picasso e Braque. Tinham por finalidade decompor o
objeto sem compromisso de fidelidade com a aparência
real. Foi classificado em dois momentos o cubismo
analítico e o cubismo sintético.
E) Wassily Kandisnky o primeiro artista abstrato moderno.
Sua principal característica é a ausência de relações com a
realidade exterior dos objetos. São muitas as tendências
abstratas, dentre as quais se destacam: o Feudalismo, o
Neoplasticismo, o Suprematismo, o Concretismo e a Pop
Arte.

2.O mundo sofre transformações sociais, políticas, científicas,
econômicas à medida que o tempo passa e a história por sua
vez avança. A arte como parte da cultura humana acompanha
essas mudanças. Atualmente os artistas se expressam por
meio de técnicas que no passado não existiam, hoje
constatam-se grandes avanços tecnológicos e presentes na
arte contemporânea. Surgiram novas maneiras de expressão,
mas as técnicas artísticas mais antigas coexistem junto com as
novas.
Quais as técnicas artísticas que acompanham a humanidade?
A) Cerâmica, escultura e fotografia.
B) Fotografia, cinema e gravura.
C) Escultura, cerâmica e cinema.
D) Fotografia, gravura e cerâmica.
E) Pintura, cerâmica e escultura.

3.Artistas contemporâneos utilizam em suas obras técnicas de
artes visuais surgidas nas últimas décadas. Entre elas
podemos destacar:
A) Vídeoarte, Instalação e Afresco.
B) Videoclipe, Videoarte e Instalação.
C) Instalação, Arte de Computador e Afresco.
D) Vídeoarte, Grafite e Mosaico.
E) Mosaico, Videoarte e Instalação.

4.Os trabalhos artísticos dependendo de como são realizados,
são classificados de bidimensionais ou tridimensionais. O que
define uma obra como bidimensional?
A) Quando é executada em superfície plana, com duas
dimensões volume e altura.
B) Quando é constituída com dois tipos de material.
C) Quando é executada em superfície plana, com duas
dimensões, altura e largura.
D) Quando sua confecção depende de duas técnicas
diferentes.
E) Quando sua constituição leva profundidade e largura.

5.A literatura de cordel sobrevive no nordeste brasileiro
resistindo a todas as mudanças impostas pelo progresso e pela
tecnologia. As capas de folhetos são produzidas através de
uma técnica de gravura. Que nome recebe essa técnica?
A) Litogravura
B) Pirogravura
C) Serigrafia
D) Carimbo
E) Xilogravura

6.O Movimento Armorial tem como principal objetivo realizar
uma arte erudita a partir das raízes populares de nossa terra.
Que artista plástico pernambucano pode ser associado ao
Movimento Armorial?
A) Francisco Brenand
B) Gil Vicente
C) José Cláudio
D) Gilvan Samico
E) Vicente do Rego Monteiro

7.É correto afirmar que Abelardo da Hora é artista plástico e
desenvolve seus trabalhos através da técnica chamada de:
A) Gravação
B) Escultura
C) Pintura
D) Cerâmica
E) Encenação

8.Na perspectiva piagetiana o professor deve ser o criador, se
quiser ser professor. “Criador de oportunidades para
descobrir” porque a verdadeira aprendizagem é um
descobrimento e todo descobrimento é uma recriação de uma
realidade interpretada.
Para que isto ocorra os conteúdos e as situações de
aprendizagem devem:
1. Despertar nos alunos o desejo de seguir aprendendo.
2. Mobilizar conhecimentos anteriores.
3. Alcançar o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno.
4. Ficar restrito aos conteúdos estudados em sala de aula e
ao livro didático.
5. Permitir aos alunos construir e expressar-se, apreciar e
refletir sobre arte, alimentado pelas informações
proveniente da cultura e da experiência como marca
pessoal.
Estão corretas apenas
A) 1, 2, 3 e 4.
B) 1, 3, 4 e 5.
C) 1, 2, 3 e 5.
D) 1, 3 e 5.
E) 1, 2, 4 e 5.

9.No Ensino de Artes existem propostas e metodologias
adequadas às diversas linguagens artísticas. Analise as
afirmativas abaixo:
1. O método de jogos teatrais de Viola Spolin,
fundamentado no jogo e na ação improvisada, possibilita
a expressão da linguagem do teatro, sem fazer uso de
regras, as regras cerceiam a auto-expressão.
2. O método Laban, examinando os princípios universais do
movimento, propõe uma forma de dança pessoal e
expressiva através da consciência do corpo e do
movimento natural, oferecendo denotação de dança e
movimento.
3. Fayga Ostrower, em sua metodologia, oferece
experiências significativas, simples e direcionada para o
conteúdo a ser estudado, fazendo comparações com
obras de arte sem levar em conta a experiência pessoal
do aluno.
4. O método Orff explora diferentes estruturas sonoras,
desprezando a improvisação e valorizando o solfejo.
5. Ana Mae na proposta triangular inter-relaciona fazer
artístico, a leitura da obra e a contextualização concebe
arte como linguagem com códigos específicos e procura
evidenciar os conteúdos específicos da arte.
Estão corretas apenas:
A) 1 e 2
B) 2 e 3
C) 4 e 3
D) 3 e 4
E) 2 e 5

10.O processo de ensino aprendizagem em artes visuais
desenvolve-se a partir de:
A) Pinturas de trabalhos mimeografados, apreciação do fazer
artístico do aluno.
B) Fazer artístico determinado pelo professor.
C) Observações do objeto artístico, seguidos de releitura
direcionada da cópia do modelo observado.
D) Contextualizações a partir de obras internacionais
enriquecidas com atividades de cópia.
E) Leituras de obras de arte, leituras do mundo, reflexões
que envolvam o fazer artístico e atividade que ensinem a
ver e construir um olhar crítico.

gabarito
1-a
2-e
3-b
4-a
5-e
6-e
7-a
8-e
9-e
10-cCópia de Simulado 7 Concurso Professor De Artes

 

Simulado 9 Concurso Professor De Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 10 =

CURSOS GRATUITOS PARA PROFESSORES (COM CERTIFICADO)